ITAÚ É A MARCA MAIS VALIOSA DO BRASIL

0

Com marca avaliada em R$ 24,5 bilhões, valor superior aos últimos três anos, o Itaú Unibanco mais uma vez lidera o ranking da Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2015. Esta é a décima segunda vez que a marca Itaú ocupa o primeiro lugar, desde a criação da lista em 2001. Desta vez, com um crescimento de 13% com relação ao ano anterior, a maior alta no segmento.  A Rede – empresa de meios eletrônicos de pagamento do Grupo Itaú Unibanco – é reconhecida mais uma vez pelo ranking, ocupando a 23ª colocação. 

“Ser eleita a marca brasileira mais valiosa mostra que estamos no caminho certo. Enxergamos marca como um ativo estratégico de negócio. Se, por um lado, cerca de 70% de sua construção é fruto da experiência em todos os pontos de contato do público com nossa marca, por outro, os 30% restantes é desafio da comunicação. Nós não acreditamos em fórmulas prontas, mas sabemos que o segredo para ser a marca mais valiosa do país é ter consistência, focar nas pessoas, na agenda delas e buscar ser relevante todo o tempo”, explica Andrea Pinotti, diretora de Marketing Institucional e Atacado.

Para a executiva, à medida em que o mundo muda e a forma como as pessoas consomem informação também, cresce a necessidade de inovar na relação da marca com o consumidor. “Ampliamos constantemente nossa estratégia de comunicação com os diferentes públicos. Nossas entregas de produtos e serviços são focadas nas necessidades de nossos clientes, onde e como eles quiserem. Todo sonho precisa de um banco e nosso desafio é permanecer cada vez mais na escolha das pessoas”, conta.

Outra parte importante dessa estratégia bem-sucedida é a plataforma #issomudaomundo – composta pelas causas apoiadas pelo banco como educação, cultura, esporte e mobilidade urbana. “Com isso, buscamos estar cada vez mais próximos das pessoas e promover transformações na vida delas”, conclui Andrea.

Criada em 1988 em parceria com a London Business School, a metodologia de avaliação de marcas da Interbrand considera a marca como um ativo estratégico do negócio, capaz de gerar identificação, diferenciação e valor. São analisadas as diferentes formas de influência da marca no desempenho da organização, de acordo com o impacto que exerce em consumidores (atuais e potenciais), colaboradores, fornecedores e investidores.

 

Para o diretor de Marketing da Rede, Fernando Amaral, “Queremos sempre ir além e oferecer produtos e serviços que contribuam para o desempenho dos negócios de nossos clientes. Por isso, figurar a lista mais uma vez é um grande reconhecimento e mostra a força da nossa marca”.

 

A pesquisa Marcas Brasileiras Mais Valiosas examinou três componentes para sua análise: performance financeira, influência junto aos consumidores e projeções para o futuro. A escolha foi feita após avaliação das diferentes maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde sua influência sobre o desempenho financeiro até a satisfação das expectativas dos clientes.

 

O Itaú está entre os maiores bancos do mundo em valor de mercado. Com mais de 93 mil colaboradores em todo mundo, incluindo sete mil colaboradores em unidades no exterior, tem uma rede de atendimento em 19 países das Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.