LANDOR NOMEIA AS MARCAS MAIS ÁGEIS DO BRASIL

0

Marcas líderes, com desempenho superior às concorrentes e que encontram oportunidades na crise para crescer (enquanto as outras veem dificuldades). Marcas que se adaptam às mudanças de mercado e permanecem fiéis à própria essência apesar das transformações nos negócios. Marcas de sucesso e que, de acordo com uma análise da Landor, demonstram um fator em comum: a agilidade em suas ações e na maneira que são gerenciadas, por isso, são consideradas marcas ágeis!  Ao longo dos anos elas demonstraram seis comportamentos (ou parte deles) que, segundo o estudo da Landor, são a base para construir uma marca ágil: focada em princípios, adaptável, aberta, multicanal, responsável e global.

 

Com base nisso, a Landor, agência global de branding, acaba de lançar um estudo com as dez marcas ágeis brasileiras. Fazem parte da lista Skol, Itaú, Ipiranga, Bohemia, O Boticário, Bauducco, Guaraná, Porto Seguro, Riachuelo e Brastemp. Elas foram as que mais apresentaram os conceitos de agilidade em um grupo de 50 marcas brasileiras.

O trabalho é uma adaptação nacional de um estudo global realizado pela Landor, que identificou as 10 marcas mais ágeis do mundo. Na ocasião, a pesquisa foi realizada em quatro etapas e contou com a participação de 80 mil consumidores, entrevista com Millennials, análise de 5.200 marcas e de mais de 4 mil posts nas redes sociais. Entraram na lista Samsung, Android, Wikipedia, Google, Dyson, Apple, YouTube, Microsoft, Ikea e Disney.

Para chegar ao top 10 no Brasil, a Landor avaliou o reconhecimento das marcas com base no BrandAsset®Valuator Brazil (BAV), banco de dados de propriedade da agência, e na pesquisa BrandZ Millward Brown 2014, que mede o valor da marca de acordo com o desempenho de negócios e realiza entrevistas com mais de 2 milhões de consumidores em todo mundo.

Em seguida, a Landor selecionou as marcas que apresentaram crescimento financeiro e de mercado nos últimos anos e verificou aquelas com um ou mais dos seis comportamentos das marcas ágeis em suas iniciativas de comunicação e relacionamento com seus públicos.

“As dez marcas selecionadas são líderes ou referências em seus segmentos, e desenvolveram agilidade ao longo dos anos para crescer, inovar nos negócios e em seus mercados”, afirma Fernando Leira, General Manager da Landor.

 

6 comportamentos que definem uma marca ágil

 

Os seis conceitos abaixo podem ser aplicados em qualquer marca e adaptados para o próprio negócio, mercado e categoria.

 

  1. Adaptável: marcas ágeis estão dispostas a mudar e a fazer isso rapidamente. Elas entendem que o sucesso exige ser ágil ao risco e à oportunidade. A Ipiranga evoluiu de um posto de gasolina para um grande centro de serviços e de conveniência nos pontos físicos ou digitais. Hoje ambos já representam cerca de 10% da receita dos postos.

 

  1. Focada em princípios: significa procurar novas maneiras de entregar valor e garantir relevância. A Bauducco é uma marca tradicional, apoiada nos princípios da família, artesanal, aconchego, emoção e história. No entanto, se reinventou, ampliou o portfólio e as formas de interação com mercado, deixando de ser apenas sinônimo de panetone, mas também um nome forte de alimentos forneados.

 

  1. Aberta: marcas ágeis estão abertas a conversas e a novas ideias. Elas abrem as portas para a comunicação com clientes, funcionários, parceiros e sociedade para que tenham um relacionamento direto e ativo com o mercado. A Skol cria constantemente novas formas de se relacionar com consumidor em diversos tipos de plataformas, como o PitStop Skol; promoções que despertam atratividade, por exemplo, o Skol Summer House e Skol Vegas; a campanha Motorista da Rodada; serviços como GPS e Rádio Skol.

 

  1. Responsável: no sentido de respeitar comunidades, meio ambiente, clientes e funcionários. Ações responsáveis solidificam conexões entre marca e consumidor. O Itaú investe de forma relevante e consistente em ações para a sociedade por meio de da cultura, do esporte, da mobilidade urbana e da educação (Leia para uma criança, Copa Mundo, Instituto Itaú Cultural, Espaço Itaú Cinema, Bikes Itaú, Rock in Rio).

 

  1. Global: todo negócio é um negócio global, independentemente do número de países em que uma marca atua vendendo seus serviços/produtos. Marcas ágeis devem estar aptas a aprender com o mercado global e garantir que sejam relevantes às necessidades locais. O Guaraná iniciou localmente e hoje é comercializada em mais de 20 países, uma das marcas mais reconhecidas internacionalmente.

 

  1. Multicanal: marcas ágeis trabalham em todas as plataformas. O Boticário proporciona experiências inovadoras aos públicos: consultoras, venda online, experiências exclusivas para consumidoras fiéis (espaço SPFW), Espaço Olfato no Museu Catavento, (ambiente interativo e lúdico) e Caminhão Viva Linda (loja itinerante com venda produtos, dicas, técnicas, experimentação).
Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP