O BRASILEIRO É LOUCO POR CALÇADOS

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Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Abicalçados) à empresa Kantar Worldpanel e apresentada na 44ª edição da COUROMODA, mostrou que, de outubro de 2015 a outubro de 2016 (os dados de todo o ano passado ainda estão sendo finalizados), o varejista calçadista registrou queda de 16,5% no número de pares vendidos e de 15,4% na receita. O tíquete médio teve variação positiva de 1% no período, enquanto o volume médio caiu 14,3% e a frequência média reduziu-se em 14%.

Os resultados da pesquisa são apresentados diariamente na Couromoda, entre 15h e 16h, pelo diretor-executivo da Ablac, Wesley Barbosa, e também serão mostradas no jantar da entidade nesta segunda-feira no Fórum Couromoda. “O ano de 2016 foi especialmente desafiador para o varejo de calçados. Com o bolso apertado, o consumidor priorizou a compra de alimentos e as categorias de calçados e roupas foram muito impactadas”, afirma o presidente da Ablac, Imad Esper. Segundo o dirigente, a coleta de dados envolveu 11.300 famílias, representando um universo de 132 milhões de pessoas, de todas as regiões brasileiras e das classes econômicas AB1, B2, C1, C2, D e E, e foi feita com leitura do código de barras e verificação do tíquete de compra.

No período acima, 65% dos brasileiros compraram pelo menos um par de calçados, com preço médio de R$ 75,59. A frequência de compras foi de 2,8 vezes, o número médio de pares adquiridos a cada visita à loja foi de 1,5 e o gasto médio a cada compra chegou a R$ 89,23. “A retração em volume e valor deve-se à diminuição da frequência de compras em 12,5% e ocorreu principalmente no segmento feminino”, explica a diretora de novos negócios da Kantar Worldpanel, Tathiane Frezarin, coordenadora da pesquisa.

Todos os segmentos de produtos sofreram queda no volume de vendas em 2016. O feminino (o maior do mercado) caiu 16% em volume e 16% em valor. O masculino, o menor, registrou redução de 3% em volume e 8% em valor. O calçado infantil, por sua vez, perdeu 26% do volume e 19% do valor. O esportivo também foi duramente impactado, tendo registrado perda de 19% em volume e de 25% em valor devido à busca por produtos mais baratos por parte dos consumidores brasileiros.
MAGAZINES
Enquanto as lojas perderam consumidores e vendas, os magazines, ao contrário, apresentaram resultados positivos entre setembro/outubro de 2015 e setembro/outubro de 2016, ‘roubando’ espaço de outros canais. Eles atraíram mais de um milhão de consumidores exclusivos, que estão mixando menos os dois canais e frequentando em número menor lojas de calçados. O resultado positivo dos magazines em 2016 ocorreu tanto em volume quanto em receita de vendas de calçados: crescimento de 3% e 5%, respectivamente.
DICAS ÀS LOJAS
A pesquisa da Kantar Worldpanel dá dicas às lojas físicas/sapatarias para atrair de volta os compradores e melhorar as vendas. Veja as principais sugestões:
• Ter produtos para todos os bolsos e evitar a ruptura dos clientes.
• Oferecer parcelamento, conceder descontos, realizar promoções e potencializar o crediário.
• Desenvolver estratégias de comunicação, promover eventos, implantar/ativar um programa de fidelidade e utilizar as redes sociais para comunicar-se com o público.
Fonte: Couromoda 2017.

SERVIÇO:

COUROMODA
44ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
couromoda.com
@couromoda

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER
7ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
saopaulopretaporter.com
@sppretaporter

15 a 18 de janeiro de 2016
Domingo à Terça-feira: 10h às 20h
Quarta-feira: 10h às 17h
Expo Center Norte – São Paulo

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