RELACIONAMENTO É O SEGREDO DO BOM PROFESSOR

0

Quais as características que formam um bom professor? A pergunta rodou o mundo e foi o tema do relatório “Global Survey of Teacher Effectiveness“, produzido pela Pearson, líder mundial em educação. A pesquisa ouviu estudantes, familiares, educadores e representantes das esferas pública e privada. No Brasil, mais de 500 pessoas definiram que um bom professor é aquele que constrói uma relação mais próxima, na qual características como confiança, paciência e profissionalismo são essenciais para o melhor aprendizado e desenvolvimento dos alunos dos ensinos primário, fundamental I e II, médio, superior e pós-graduados.

Dentre os demais itens mais citados pelos brasileiros estão: dedicação, habilidades ao ensinar, formular ideias mais claras, conhecimento, engajamento, conhecimento dos alunos e gestão da sala de aula. No Brasil, 51% dos entrevistados são do sexo masculino e 49%, feminino. Os homens, com unanimidade, apontaram o profissionalismo como a característica-chave do bom professor. Já as mulheres tiveram como consenso a confiança, sendo profissionalismo o 3º item do ranking.

De acordo com Giovanni Giovannelli, presidente da Pearson, este modelo é semelhante aos resultados de outros sistemas de ensino de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento como México, Índia, África do Sul e Oriente Médio. As diferenças entre as necessidades masculinas e femininas também são semelhantes.

Para Giovannelli, os resultados da pesquisa são um reflexo do momento de crise pelo qual o país e o setor passam. “No Brasil, existe a cultura de educadores serem os responsáveis pelo aprendizado de cidadania dos alunos, por isso dedicação e persistência devem ser a base para esses profissionais.”

Outro ponto negativo para o país está na inconsistente formação de professores ao longo de todo o território. Os requisitos de escola primária, por exemplo, estão apenas na formação em pedagogia e na associação entre teoria e prática. “O que analisamos foi uma a falta de capacidade de planejar as atividades que compõem o aprendizado com ênfase em habilidades do século 21, comunicação próximo com a família, monitoramento do desempenho, e um trabalho rigoroso de disseminar aos alunos que todos podem aprender”, afirma.

Já para os educadores, as qualidades mais valorizadas em um bom professor são conhecimento e habilidades, profissionalismo e responsabilidade.

 

*Confira o relatório na integra em: https://www.wetransfer.com/downloads/aaf17aa538b584ad63fff821bb40d29a20160419182031/0e0799

 

Sobre a Pesquisa

O “Global Survey of Teacher Effectiveness” contempla as informações a partir de entrevistas com diversos profissionais da área como pesquisadores, educadores, administradores, pais e alunos do Ensino Primário, Fundamental I e II, Médio, Superior e Pós-graduados. No Brasil, a pesquisa foi aplicada nas escolas da rede pública (61,4%), privadas (35%), escolas públicas e privadas (2,8%) e demais ensinos (0,4%), sendo que entre os entrevistados 50,3% eram profissionais e alunos do Ensino Superior, 31,5% do Ensino Fundamental, 17,3% do Ensino Médio, 12% do Primário e 1,3% pós-graduados.

Ao todo, participaram da pesquisa no Brasil 149 estudantes, 154 pais ou responsáveis, 150 professores, 50 administradores, 30 pesquisadores e representantes políticos entrevistados nas capitais Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

Informações complementares

Dados da OCDE e UNESCO:

  • O Brasil ocupa a 58ª de 65 no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, 2012);

 

  • 36% dos jovens com 15 anos têm repetido pelo menos um grau, na maioria, no Ensino Fundamental II;

 

  • A evasão de estudantes está, diretamente, ligada às altas taxas de desengajamento m o Fundamental II;

 

  • 95% dos alunos têm acesso à educação, mas apenas 59% finalizam o Ensino Fundamental II.

 

Sobre a Pearson

Com 200 anos de história, 40 mil colaboradores e presente em 80 países, a Pearson é a empresa líder mundial no desenvolvimento de soluções para a educação, do ensino infantil ao superior e profissionalizante. No Brasil, a atuação em educação básica para escolas privadas por meio dos Sistemas de Ensino COC, Dom Bosco, Pueri Domus e, para escolas públicas, pelo NAME. Na educação superior, a Pearson oferece catálogo de livros renomados, conteúdo digital, plataformas online de aprendizagem e serviços como apoio no desenvolvimento de ensino à distância.

No segmento de idiomas, detém as principais marcas: Wizard – maior franquia de idiomas do mundo e líder do mercado no Brasil –, Yázigi e Skill. A área de cursos profissionalizantes é composta pelas redes Microlins, SOS, Quatrum, People e Smartz. Do lado editorial, a companhia oferece coleções de livros didáticos e materiais digitais de apoio a institutos e escolas, além de programas personalizados de ensino bilíngue para colégios regulares.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP