A TV SEGUNDO O IBOPE

0


Não existe um lar no mundo que nunca vivenciou a tradicional disputa pelo controle remoto. Cada membro da família tem suas preferências: um não pode perder o resumo das notícias do dia, o outro o desfecho da sua personagem preferida, ou ainda o jogo decisivo do campeonato.

Toda a discussão ainda acontece com a criança que não se acalma enquanto seu desenho preferido não estiver passando na TV. A variedade de programação oferecida pelas emissoras garante conteúdos para todos os gostos, e tais preferências ficam bem evidenciadas quando comparamos cada geração.

É de se esperar que, quanto mais jovem, maior o interesse por programas infantis. Para as crianças, o gênero ocupa a terceira posição em audiência e só sai do top 10 entre os adultos com mais de 34 anos. Os brasileiros de 4 a 11 anos são os que passam mais tempo assistindo esses programas, com uma média de 49min51seg no primeiro semestre de 2014. Neste ano, porém, os filmes ultrapassam o gênero infantil no ranking de tempo desta faixa etária – fato inédito nos últimos cinco anos – mas ele ainda permanece na lista dos três gêneros com maiores audiências, junto com novelas e minisséries.

Outro gênero que teve uma mudança significativa entre os pequeninos foi o humorístico. No primeiro semestre de 2009, ocupava a 13ª posição em tempo dedicado e, em 2014, se estabeleceu em 6ª lugar. O futebol demonstrou resultados similares, já que em 2009 era o 7º programa com maior tempo médio assistido entre as crianças, com 32min07seg. Em 2013 passou para a 3º e, em 2014, ocupou a 4ª posição, com 45min16seg.

Analisando o histórico dos gêneros nos últimos anos, observa-se que a adolescência é o momento no qual alguns programas se evidenciam ainda mais. Assim como entre as crianças, os programas infantis foram ultrapassados pelos filmes em 2014 e passaram a liderar o ranking de tempo médio. Entre o target de 12 a 17 anos, nota-se ainda mais fortemente o crescimento do humorístico – entre todas as faixas etárias é nesta que o gênero tem o maior tempo médio, com 41min55seg.

Ao longo da vida, o telespectador vai se identificando mais ou menos com os diferentes gêneros. O futebol, por exemplo, está na lista das cinco maiores audiências. A paixão nacional tem presença garantida em quase todas as faixas etárias, mas sua relevância aumenta com a idade do telespectador. Entre os brasileiros de 18 a 24 anos, o gênero aumentou seu tempo médio no ano passado e, nos primeiros seis meses de 2014, se consolidou como a programação com o maior tempo médio da faixa etária. Foi a primeira vez em cinco anos que os programas infantis ocuparam outra posição nesse ranking, muito provavelmente pela atenção que a Copa do Mundo despertou entre esses jovens adultos.

Quando estes adultos se tornam mais maduros, na faixa de 35 a 49 anos, alguns gêneros como rural, educativo e minissérie passam a apresentar uma audiência acima da média. Especificamente nas minisséries, nota-se um tempo médio mais alto neste target em relação às outras faixas, com 29min12seg. As minisséries, na verdade, se destacaram em audiência no primeiro semestre de 2014. Nos últimos anos, o gênero marcou presença no top 3 e alcançou

a primeira posição também em 2009 e 2011. Mesmo agradando a todos, os telespectadores de minisséries tendem a reunir mais o público feminino, com grande concentração entre os jovens e adultos.

Outra evolução de interesse na programação também foi observada entre os mais experientes, especificamente, em programas de saúde – que ganha destaque à medida que o telespectador fica mais maduro. Entre as crianças e adolescentes este tema está afastado do topo de audiência. Ele começa a ter mais expressividade entre os adultos, para finalmente ocupar o quarto lugar entre os mais seniors. No perfil dessa audiência, os telespectadores de 50 anos ou mais representam 28%. Os programas de auditório também ganham posições entre as faixas etárias mais maduras, ainda que em menor escala do que os de saúde.

Pequenos fatores no dia a dia podem influenciar a escolha do brasileiro quando ele pega o controle remoto. Uma conversa no cafezinho, um novo emprego, as redes sociais, a presença de uma nova criança no lar. Entretanto, mudanças significativas de hábito ao longo do tempo e, principalmente, grandes acontecimentos nas mais diversas esferas (política, esporte, entretenimento) são variáveis que podem alterar a preferência do telespectador de forma mais profunda. Ficar atento a tais mudanças é essencial para obter um direcionamento assertivo da programação.

www.revistapublicitta.com.br.ibopetv

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP