XEROX REVELA O PESO DA PAPELADA NA VIDA DAS MPE’S

0

Mais de 80% das pequenas e médias empresas (PMEs), de acordo com uma pesquisa da Xerox, querem cortar o papel dos processos que envolvam boletos, relatórios de finanças, gerenciamento de formulários legais e de recursos humanos, e lidar com outros processos demorados no dia a dia de trabalho. A pesquisa “Tendências de 2017 para aumentar a lucratividade e produtividade das PMEs” envolveu mais de 1.000 empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, e mostra que os entrevistados esperam fazer essa mudança ao longo dos próximos 12 meses.

 

Quase metade (46%) dos participantes confirmou que uma quantidade significativa de tempo é desperdiçada em processos nos quais se utiliza o papel intensivamente. Revelando que, de dez entrevistados, seis disseram que esse fator tem um grande impacto em sua lucratividade. No ranking das PMEs que mais consideram tempo perdido nos processos envolvendo papel, a Alemanha (51%) e os Estados Unidos (50%) lideraram, seguido pelo Reino Unido (43%) e França (37%).

 

Como as PMEs preparam a transição dos seus processos de papel para a digitalização, a maioria dessas empresas buscará as recomendações de especialistas. Apenas um em cada cinco entrevistados estão cientes das soluções “paper-free” existentes no mercado atualmente. O estudo mostra também que 47% dos participantes da pesquisa consultará vendedores de equipamentos de escritório; um entre quatro dos participantes irá buscar o seu revendedor de TI; e 37% procurará as fabricantes de produtos e soluções de TI.

 

“A mudança pode ser esmagadora para pequenas e médias empresas, mas há muitas maneiras de evoluir na direção certa”, disse a diretora de Marketing e Estratégia da Xerox, Cristiana Lannes. “À medida que as PMEs embarcam em sua jornada de entrada no mundo da digitalização, é importante entender como a tecnologia – tais como aplicações em impressoras e serviços de gestão de impressão – pode apoiar a sua visão e estratégia para alcançar a transformação digital de forma efetiva e com sucesso”

 

Prioridades definem as decisões de negócios

A pesquisa, realizada pela empresa independente de pesquisa de mercado Coleman Parkes Research, mostra o aumento da produtividade como uma prioridade para aspequenas e médias empresas, juntamente com o crescimento caminhando lado a lado com a redução dos custos de impressão. Outras descobertas incluem:

  • No geral, 28% relataram que estão bem avançados no que diz respeito à implementação de seus planos de digitalizar processos em papel, como as PMEs francesas(33%), que estão mais adiantados.
  • 41% das pequenas e médias empresas norte-americanas iniciaram há pouco seus planos para digitalizar processos, em comparação com a média, que acumula 37%.
  • 12% de todas pequenas e médias empresas estão de um a três anos distante desse tipo de implementação.

 

Além de se concentrar sobre a digitalização e automação de processos, as pequenas e médias empresas também estão explorando outras áreas para melhorar a produtividade, incluindo:

 

  • Serviços de Gerenciamento de Impressão (MPS): 42 % das pequenas e médias empresas pesquisadas têm um contrato de MPS, enquanto 40% disseram que planejam iniciar um contrato de MPS dentro do próximo ano. Já 66% gastam mais de US$ 1.000 por mês para atividades de impressão, um custo significativo para fazer negócios. Empresas com contratos MPS citaram a redução de custos, diminuição do consumo de papel e um melhor acompanhamento dos custos de impressão como principais benefícios.
  • Mobilidade: até o final de 2017, 23% das pequenas e médias empresas acreditam que os seus processos de fluxo de trabalho serão completamente integradoscom dispositivos móveis. Hoje, 66% das pequenas e médias empresas incluem impressão móvel entre as suas iniciativas de mobilidade no trabalho, enquanto 27% planejam para o próximo ano. Os principais fatores incluem o aumento de produtividade dos trabalhadores que precisam de mobilidade, atendendo às necessidades dos clientes para obter informações remotamente, melhorando e tornando mais rápido a serviço prestado ao cliente.
  • Segurança: com o rápido crescimento do fluxo de dados está se tornando cada vez mais importante para as pequenas e médias empresas proteger as informações críticas de negócios. Como resultado, 56% das pequenas e médias empresas atualmente incluem impressoras e/ ou impressoras multifuncionais em suas estratégias de segurança de TI.

PMEs dos Estados Unidos e da Europa Ocidental gastam US$ 40 bilhões por ano em equipamentos de escritório e em serviços de impressão. Ajudar essas empresas a melhorarem seus processos tem sido um foco importante para a Xerox. A empresa introduziu uma variedade de soluções para ajudar as PMEs a automatizar processos emelhorar a mobilidade do trabalho e integração com dispositivos móveis, reduzindo os custos de impressão através do MPS. A tecnologia ConnectKey® da Xerox automatiza processos manuais dependentes de papel e torna mais fácil aos funcionários que trabalham remotamente a colaboração e a produtividade, mesmo fora do escritório. A Xerox também aproveita parcerias com a Cisco e McAfee para uma abordagem multicamadas para a segurança de TI nas impressoras.

 

Metodologia de Pesquisa

Participaram da pesquisa 1.021 pequenas e médias empresas com faturamento anual variando de menos de US$ 6 milhões para mais de US$ 305 milhões, que responderam questões online. O detalhamento do estudo “Tendências de 2017 para aumentar a lucratividade e produtividade das PMEs” foi encomendado pela Xerox e concluído, em setembro de 2016, pela empresa independente Coleman Parkes Research. Foram entrevistados gerentes de negócios das áreas de Operações, Finanças e TI, juntamente com os empresários proprietários das PMEs. As PMEs participantes tinham entre 50 e 1.000 funcionários, e foram baseadas nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. Só nos Estados Unidos, 293 empresas participaram.

 

Sobre a Xerox

A Xerox (NYSE: XRX) está ajudando a mudar a maneira como o mundo trabalha ao aplicar sua experiência em imagem, processos de negócios, análises, automação e percepções centradas no usuário, utilizando a engenharia para proporcionar maior produtividade, eficiência e personalização no fluxo de trabalho. Nossos funcionários ajudam a criar inovações significativas e prestação de serviços nos processos de negócios, equipamentos de impressão, software e soluções que fazem diferença real para os nossos clientes – e seus clientes – em 180 países. Em 29 de janeiro de 2016, a Xerox anunciou seus planos de separação em duas empresas de capital aberto e independentes – a Xerox Corporation, a qual compreenderá as divisões de Tecnologia de Documentos e Terceirização de Processos de Negócios, e a Conduent Incorporated, uma companhia de serviços de processos de negócios. A Xerox está na condução de concluir a separação no final deste ano.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.