A FESTA DA WEB

0

 

A FESTA DA WEB
 
 
Os grandes meios de comunicação vão gradualmente aprendendo a lidar com a internet e aproveitam novas ferramentas como os tabletes, o mais conhecido por aqui é o iPad, para veicular campanhas publicitárias interativas e informações atualizadas em tempo real, com o adicional de imagem em movimento, entrevistas e opiniões de especialistas. Ninguém mais discute que a mobilidade é fator relevante no mercado de comunicação, do celular ao iPad, o conteúdo agora pode ser acessado a qualquer hora e a qualquer lugar. E essa é uma tendência irreversível. Andando de Metrô ou Ônibus, as pessoas grudam os olhos nos aparelhos de televisão, se a programação não for a que esperam ligam o aparelho celular sintonizam num canal e o assistem, com fone no ouvido, individualmente quando a educação fala mais alto ou atrapalhando quem está ao lado. Conteúdo amplo e diversificado deixou de ser palavra de ordem, tornou-se regra e quem não o tem perde o bonde, hoje imaginário já que só resistem como peças de museu e turismo restrito a exemplo do centro de Santos.
Na outra ponta, o mercado de comunicação convive com a valorização de produtos que, antes, estavam na berlinda, a exemplo dos livros. Charles Cozac, da prestigiada Cozac & Naif, diz que o setor vai bem, como muitos livros de luxo no prelo trazendo obras de grandes e renomados escritores e artistas. Editoras focadas no popular também não têm do que reclamar, aquelas histórias românticas de tirar lágrimas continuam vendendo e bem, enquanto as novelas que antes as espelhavam entraram por outro e sinuoso caminho, perdendo público para aquelas mais simples, bem ao estilo desses livrinhos. O próprio iPad está estimulando o mercado editorial, pois tem muitos lendo livros, curtos, nas telas, por lazer e por trabalho.   
Nessa toada, os jornais impressos voltam a ter valor especialmente para aqueles que gradualmente vão conquistando uma nova realidade no mercado de trabalho, os home officer. Aquela pessoa que trabalha em casa e não dispensa a leitura pela manhã de um bom jornal. Pode parecer estranho, mas no mundo dos serviços em que se transformaram as grandes cidades, serão cada vez maior o número de empresas a preferir funcionários em casa e atendendo clientes em suas dependências do que em sedes luxuosas. Assim, reduz-se o tempo gasto com transporte e usa-se mais os meios de comunicação cada vez mais interativos.
E como ganha mais espaço ferramentas criativas, que representem solução de trabalho ou entretenimento, o mercado de informática vive fase de grande ebulição. Pequenas agências surgem a cada segundo e as grandes continuam a se confundir criando grandes departamentos, fazendo aquisições e depois convivendo com estruturas agigantadas e pouco versáteis, justamente aquilo que pequenos oferecem. Por sua própria natureza, pequenos empreendedores ousam mais e, cada vez mais, as agências grandes vão ter de dividir parte do bolo com as pequenas lideradas pelas gerações X, Y e Z. A geração baby boomer, aqueles que nasceram entre os anos 1940 e 1960, está entrando gradualmente para as estatísticas da melhor idade, têm o conteúdo mas não tem o domínio da tecnologia, tem o poder mas o perde ao não saber lidar com as novas ferramentas. É exatamente o que acontece com as agências, só que essas alianças, cada vez mais necessárias, ainda estão frágeis. Mas todos sabem: informação sem surpresa e ferramenta sem interatividade perderá cada vez mais espaço nos próprios tabletes. Quem os compra, assim como os celulares 3G, quer mais, muito mais. Esse é o desafio para a indústria, o varejo e a publicidade.
 
 
Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP