BLOOMBERG VÊ CRESCIMENTO DE MERCADO DE CARROS ELÉTRICOS

0

Londres e Nova York, 26 de fevereiro de 2016 – A revolução dos carros elétricos pode vir a ser mais dramática do que os governos e as companhias de petróleo acreditam. Uma nova pesquisa da Bloomberg New Energy Finance sugere que haverá significativas reduções nos preços das baterias e que, durante a década de 2020, os veículos elétricos vão se tornar uma opção mais econômica do que os carros a gasolina ou a diesel na maioria dos países.

 O estudo, publicado hoje, prevê que as vendas de veículos elétricos alcançarão 41 milhões de unidades até 2040, representando 35% das vendas de novos carros de passeio. Isso seria quase 90 vezes o valor equivalente para 2015, quando se estima que as vendas de veículos elétricos devem ter sido de 462.000 unidades, cerca de 60% superior a 2014.

 Esta mudança projetada entre agora e 2040 terá implicações que irão além do mercado de automóveis. A pesquisa estima que o crescimento do mercado de veículos elétricos fará com que eles representem um quarto dos carros nas estradas até essa data, substituindo 13 milhões de barris por dia de petróleo bruto, mas utilizando 1,900KWh de eletricidade. Isso seria equivalente a cerca de 8% da demanda global de eletricidade em 2015.

 Colin McKerracher, analista líder de transporte avançado na Bloomberg New Energy Finance, disse: “No cerne da previsão está o trabalho que fizemos sobre os preços das baterias para veículos elétricos. Os custos com as baterias de íon-lítio já caíram 65% desde 2010, chegando a US$ 350 por kWh no ano passado. Esperamos que os valores gastos com as baterias fiquem bem abaixo de US$ 120 por kWh até 2030, caindo ainda mais com a entrada de novos produtos químicos”.

 Salim Morsy, analista sênior e autor do estudo, comentou: “A nossa previsão central baseia-se na recuperação do preço do petróleo bruto para US$ 50, passando então a seguir uma tendência de regresso ao patamar de até US $ 70 o barril ou mais até 2040¹. Curiosamente, se o preço do petróleo cair para US$ 20 e permanecer neste valor, isso impactará a adoção em massa dos veículos elétricos para o início dos anos 2030 “.

 1 Isto está de acordo com a trajetória de preço mencionada pela Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos em sua Previsão Anual de Energia para 2015.

 O mercado de veículos elétricos no momento é fortemente dependente dos “early adopters”, aqueles indivíduos dispostos a experimentar novas tecnologias ou reduzir as suas emissões, e de incentivos governamentais oferecidos em mercados como China, Holanda e Noruega. Embora cerca de 1,3 milhão de veículos elétricos tenham sido vendidos em todo o mundo e que tenha havido um forte crescimento em 2015, eles ainda representaram menos de 1% das vendas de veículos comerciais de passeio no ano passado.

 Os veículos elétricos possuem duas categorias – veículos de bateria elétrica, ou BEVs (sigla em inglês), que dependem inteiramente de suas baterias para fornecer energia; e veículos elétricos híbridos plug-in, ou PHEVs (sigla em inglês), os quais têm baterias que podem ser recarregadas, mas com motores convencionais como suporte. O BEV mais vendido nos últimos seis anos tem sido o Nissan Leaf, e o PHEV mais vendido é o Chevrolet Volt.

 

Os cálculos do estudo sobre o custo total de propriedade mostram que os BEVs serão mais baratos, em uma base não subsidiada, do que os carros de motor de combustão interna até meados da década de 2020, mesmo que estes últimos continuem a melhorar a sua quilometragem média por galão em 3,5% ao ano. Presume-se que um BEV com uma bateria de 60 kWh viaje 200 milhas entre os carregamentos. A primeira geração destes BEVs de longo alcance e preço intermediário deverá chegar ao mercado nos próximos 18 meses, com o lançamento do Chevy Bolt e Tesla Model 3.

 Morsi disse: “Nos próximos anos, a vantagem de custo total de propriedade continuará a ser dos carros convencionais, e, portanto, não esperamos que os veículos elétricos excedam 5% das vendas de veículos comerciais de passeio na maioria dos mercados – exceto onde os subsídios compensem a diferença. No entanto, essa comparação de custos vai mudar radicalmente em meados de 2020”.

SOBRE A BLOOMBERG NEW ENERGY FINANCE

A Bloomberg New Energy Finance (BNEF) oferece análises, ferramentas e dados exclusivos para os tomadores de decisão responsáveis pela mudança no sistema de energia. Com profundidade e amplitude incomparáveis, ajudamos os clientes a acompanhar a evolução de todo o espectro de energia em nossa abrangente plataforma baseada na web. A BNEF conta com 200 funcionários sediados em Londres, Nova York, Pequim, Cidade do Cabo, Hong Kong, Munique, Nova Deli, San Francisco, São Paulo, Cingapura, Sydney, Tóquio, Washington DC, e Zurique.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP