CONHEÇA OS MUPPIES

0

Eles ganharam as ruas das grandes cidades com seus smartphones ou tablets. O que querem? Preços competitivos, produtos sustentáveis e…ter mais tempo para cuidar de si mesmos.

 

Por Paula Paschoal*

 

Muppies são bastante fáceis de se identificar: jovens entre 25 e 35 anos, inteligentes, altamente escolarizados, que gostam de cuidar da saúde, detestam depender dos outros e, acima de qualquer outra coisa, não conseguem passar nem um minuto sem seu smartphone ou tablet. O termo foi criado pela escritora Michelle Miller, que o descreveu em seu livro The Underwriting (2015, Penguin Random House, ainda sem tradução no Brasil). Trata-se da contração de millenials e yuppies.

 

Pois os muppies, segundo a autora, são aquelas pessoas que dedicam pelo menos uma hora de seu dia a atualizar a vida digital (colocando um post novo no blog, postando fotos no Insta, desejando feliz aniversário aos amigos do Face, checando os contatos do LinkedIn etc.). Também passam no mínimo meia hora fazendo compras online e outros sessenta minutos definindo o cardápio do dia e onde passarão as próximas férias. A empatia do termo com os leitores de Michelle foi tamanha que, hoje, ele é usado para se referir a uma forma de pensar e agir que ultrapassa fronteiras.

 

Inclusive, claro, as fronteiras brasileiras. Basta dar uma passeada um pouco mais atenta pelas alamedas das grandes cidades do País. Os muppies estão por toda a parte. Note os olhos sempre fixos nas telinhas (nem tão inhas assim) e os dedos ansiosos no touchscreen. São eles, pesquisando oportunidades, lendo os comentários de amigos sobre produtos recentemente adquiridos e… comprando. No mercado interno e, principalmente, externo.

 

Segundo levantamento recente do site de compras coletivas Groupon, um em cada cinco brasileiros já usa seu smartphone para fazer compras. De acordo com o estudo, o principal motivo para isso são os preços atrativos (resposta de 76,6% dos 6 mil entrevistados no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México). Em segundo lugar, com 63,5%, ficaram a praticidade e a conveniência. Em terceiro (52,9%), a facilidade e, em quarto (44,7%), a possibilidade de encontrar todo tipo de produto.

 

Corroborando essa tendência, levantamento PayPal-Ipsos realizado no semestre passado traz outros dados interessantes: em 2014, 34% dos brasileiros fizeram compras online com celular ou tablet. A média verificada em outros 22 países pesquisados ficou em 33%. E mais: 61% das pessoas que compram na internet por meio de aparelhos móveis têm entre 18 e 34 anos — ou seja, há mesmo muito muppie vagando por aí.

 

Eles responderam, no ano passado, por cerca de 17% do comércio eletrônico no Brasil, algo como R$ 15,1 bilhões. E o índice deve aumentar: atualmente, os smartphones representam 50% dos celulares em uso no País, mas já são 85% das vendas. E, apesar da crise, o mercado imagina que, aos quase 20 milhões de usuários de tablets registrados em dezembro de 2014, outros 15 milhões serão somados até o fim deste ano.

 

Quer outro motivo que explica a atual onda de muppies? O fato de ostentarem um espírito nômade, e ficarem conectados o tempo inteiro, faz com que prefiram usar devices que lhes permitam tomar decisões rápidas, quando e onde quiserem. São nativos digitais, cresceram online e, por isso mesmo, também se sentem mais à vontade com tecnologias de pagamento virtual.

 

Finalmente, mas não menos importante, os millenials estão absolutamente convencidos de que dá para mudar o mundo com atitudes sustentáveis sem perder de vista o conforto (substantivo-desejo indelével de sua geração). Desde produtos orgânicos para o almoço até móveis e objetos de decoração feitos com material reciclável para seus apês, tudo passa pela pesquisa online via smartphone. E esse estilo de vida só é possível graças à tecnologia móvel — que evita filas nas lojas e o trânsito caótico das metrópoles, além de dar mais tempo aos muppies para cuidarem de si mesmos — coisa que, aliás, eles também curtem bastante.

*Paula Paschoal é diretora de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil

 

Sobre o PayPal

No  PayPal (NASDAQ:PYPL), colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos. Fundada em 1998, continuamos a ser a vanguarda da revolução de pagamentos digitais. No último ano, processamos 4 bilhões de pagamentos, dos quais 1 bilhão por meio de dispositivos móveis. O PayPal oferece às pessoas as melhores formas de se relacionarem com seu dinheiro e umas com as outras, ajudando-as a acessarem e movimentarem com mais segurança seu dinheiro, e oferecendo-as a opção de como gostariam de pagar ou serem pagas. Com as nossas 169 milhões de contas ativas, criamos um ecossistema de pagamentos seguro e aberto, no qual pessoas e negócios escolhem realizar com segurança transações online entre si, em estabelecimentos e em dispositivos móveis. O PayPal é verdadeiramente uma plataforma de pagamentos global e está disponível em 203 mercados, permitindo que clientes sejam pagos em mais de 100  moedas diferentes, que saquem fundos de suas contas bancárias em 57 moedas e que tenham balanços em suas contas em 26 moedas diferentes

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP