CORONAVÍRUS: O ESPORTE E A CRISE GLOBAL

0

Por José Colagrossi*

Vivemos um momento único em nossa história moderna. O que líamos nos livros de ou víamos nos filmes de ficção virou o nosso dia-a-dia. E para complicar, a mais grave crise global em período de paz dos últimos cem anos acontece  em mundo digital ainda em transformação, quando a sociedade está aprendendo a diferenciar a boa notícia da fake, a fonte com credibilidade da sem, o conteúdo digital de qualidade dos demais, o certo do errado. O resultado disso é a inevitável explosão de informações de todo o tipo que acabam tornando a crise ainda pior. Isso sem falar dos exploradores de ocasião que tentam confundir o público para proveito próprio. Ou seja, uma “crise perfeita”!

Essa situação, que atinge diretamente todos segmentos da sociedade, inevitavelmente alcança os esportes com enorme impacto. O mundo dos esportes parou. Pela primeira vez vivemos um período sem esportes. Não há precedentes em relação ao que está acontecendo globalmente, nem mesmo em tempos de guerra no século passado. Este é um episódio novo para todos: fãs, detentores de direitos, mídia, patrocinadores, organizadores de eventos, inclusive para os atletas. Para piorar, a extensão e consequência desta realidade ainda são desconhecidas. Uma crise sem prazo para expirar.

Diante de um  momento de muitas dúvidas e poucas certezas, insights estratégicos se tornam fundamentais para a tomada de decisões difíceis que não contam com o benefício de aprendizados com episódios similares no passado. No sentido de colaborar com a indústria neste momento de enormes desafios, listamos abaixo cinco insights que julgamos fundamentais em qualquer tomada de decisão.

 

  • Priorize corretamente: a responsabilidade social e saúde pública deve ser a maior prioridade. A proteção da integridade e continuidade dos esportes deve vir em seguida. Qualquer decisão deve ser precedida da investigação se a ação proposta colabora com o esforço maior de combate à crise.

 

  • Abrace a causa objetivamente: vencer a crise deve ser o novo título a ser conquistado em 2020. Use a infraestrutura do clube, como centro de treinamento ou estádio para abrigar pacientes, campanhas de doações de sangue ou qualquer outra contribuição para os órgãos de saúde competentes. Use a comunicação oficial para estimular o comportamento correto. Seja um protagonista.

 

  • Mantenha a paixão viva: mesmo sem competição, ofereça aos seus fãs conteúdos de qualidade. A mudança no hábito de consumo de mídia em meio essa situação deve ser observada e encarada também como uma oportunidade de geração de conteúdos relevantes e inéditos. Os fãs buscarão suprir essa demanda por entretenimento e paixão de alguma maneira ou em algum outro tipo de conteúdo. Plataformas de streaming, incluindo a de grandes grupos de comunicação ao redor do mundo e canais a cabo estão liberando acesso gratuito neste momento.

 

  • Construa valor aos seus patrocinadores neste momento: todos os envolvidos com o patrocínio deverão explorar este aumento no alcance e tempo dedicado aos meios para manterem suas ações de ativações, sobretudo no meio digital, visto o encurtamento do espaço dedicado ao esporte nos meios tradicionais. Todos sabemos que o patrocínio é estratégia de relacionamento e de construção de marca que engloba outros diversos objetivos de marketing e de comunicação. Portanto, se manter presente e partilhar as aflições dos fãs e torcedores certamente será avaliado como atitude nobre e poderá render bons frutos quando retornarmos à nossa rotina regular. As marcas que mantiverem presença terão lugar de privilégio na consideração de compra com a futura normalização e explosão de demanda por produtos e serviços.

 

  • Proteja o calendário: o que é melhor: adiar, encurtar ou cancelar a temporada? Sem entrar nos detalhes específicos de cada entidade, adiar torneios e campeonatos, ao invés de cancelá-los, parece ser a melhor alternativa por várias razões. Manter e renegociar contratos em uma temporada adiada ou encurtada é um processo menos complexo em oposição a um eventual cancelamento. Além disso, mesmo entendendo da gravidade da situação, a falta de temporada deixa uma lacuna, um espaço vazio nessa paixão tão humana. Por exemplo, as estatísticas são muito importantes para qualquer esporte e seus fãs. Uma temporada sem campeão, sem o MVP, sem a emoção das finais, e sem todas as histórias secundárias interessantes transformará um problema temporário numa marca permanente.

 

O esporte tem um papel importante na sociedade e em tempos de crise esse papel se torna ainda mais importante. Seja como fonte de paixão ou como fonte de escape, cabe ao esporte brasileiro entrar em campo neste momento. Afinal, vivemos um momento único em nossa história, e na medida que essa crise se torna o evento marcante para todas gerações, esperamos que nosso esporte também tenha um papel de protagonismo em seu combate, assumindo um papel fundamental na confraternização humana, retomada de confiança e reaquecimento da economia global.

Mantenham a sua presença.

 

*José Colagrossi é Diretor executivo do IBOPE Repucom e COO da Kantar Sports

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP