HUBSPOT: A VEZ DO INBOUND MARKETING

0

Vender mais com menos. Em relação ao marketing digital, nos últimos anos o caminho mais eficiente para tanto tem sido o inbound marketing. A conclusão é de um levantamento exclusivo feito pela HubSpot com 1.250 profissionais do segmento na América Latina: 75% preferem a estratégia frente a modelos tradicionais de propaganda.

Segundo a pesquisa, o crescimento do inbound marketing está intimamente ligado a uma melhora no ROI, o retorno sobre o investimento. “Isso ocorre porque ele agrega valor de uma forma mais rápida e sustentável do que o outbound, onde grande parte do investimento é direcionado para ações caras e pontuais, como comerciais ou eventos”, explica Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot no Brasil, que aponta outra vantagem do método: “Enquanto a resposta a um comercial é imediata, algo como um post de blog pode continuar gerando leads e vendas por meses e até anos”.
Por outro lado, a estratégia requer constante monitoramento: a pesquisa mostra que nas empresas cujo ROI de 2015 foi melhor que o de 2014, 55% dos profissionais responsáveis revisaram estratégias e resultados ao menos três vezes por semana, contra 40% nas companhias em que o índice diminuiu.
Esse comportamento também se mostrou essencial para o planejamento futuro dos departamentos de marketing. Segundo os entrevistados, quando o retorno do investimento melhorou, o orçamento do setor para o ano seguinte aumentou na maioria dos casos – 69% deles. Enquanto isso, nas empresas em que o desempenho piorou, o orçamento for cortado em 54% das ocasiões. “A conclusão é clara: consiga um retorno positivo no investimento deste ano e o budget do próximo aumentará”, explica Souto.
O relatório traz também dados de mercado. A América Latina tem a menor parcela de departamentos que monitoram os resultados: apenas 46% das empresas fazem isso, contra 63% na América do Norte e 55% na Europa, Oriente Médio e África.
Outro dado interessante revelado é que o inbound marketing ainda é uma realidade mais presente nas startups e pequenos negócios: a estratégia é dominante em 88% das companhias com menos de 25 funcionários, contra uma parcela de 44% onde a equipe supera 200 pessoas.
Este foi o segundo ano em que a HubSpot realizou a pesquisa, a mais completa do segmento, na América Latina – ela já vem sendo feita há sete anos na América do Norte. Os brasileiros foram responsáveis por 33% das repostas e, se analisados isoladamente, mantêm os mesmos índices do total, com variação menor que 5%.
A pesquisa completa da HubSpot traz ainda dados sobre a terceirização de produção de conteúdo, objetivos principais dos departamentos de marketing, relação entre envolvimento de executivos e aumento de ROI e influências do inbound marketing em vendas, entre outras informações. O relatório pode ser conferido na íntegra nesta página.
Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP