OMNICHANNEL: A COMUNICAÇÃO INTEGRADA QUE DÁ RESULTADOS

0

Por Fabio Burg*

Na Era da informação e do conhecimento, a tríade tempo-conteúdo-criatividade é essencial quando a comunicação é o centro das atenções. Esta realidade, que tem recebido cada vez mais a atenção das marcas, exige uma integração completa de todos os seus canais de interação para não somente atender às necessidades dos clientes, mas, acima de tudo, proporcionar uma melhor experiência aos consumidores, onde quer que eles estejam.

Hoje, o mercado pede e fala muito sobre o omnichannel, porém, há 25 anos, quando fundei o Grupo RÁI, o formato não era popular, não estava em evidência e nem tão pouco em discussão entre as agências brasileiras. E a ideia de apostar na criação de uma empresa de comunicação com este DNA e braços articulados, que trabalham de forma autônoma e se integram quando necessário, foi uma das minhas principais motivações ao empreender.

O modelo omnichannel que criamos, e temos aperfeiçoado ao longo do tempo, alinha as áreas táticas e técnicas do Grupo para englobar todas as possibilidades: da comunicação off, de todos os bastidores do desenvolvimento de uma campanha publicitária, do compartilhamento nas redes sociais até a repercussão da marca nos principais veículos da imprensa nacional. Tudo para conectar, ao mesmo tempo, os múltiplos canais e, assim, ajudar os clientes a se relacionarem quase que instantaneamente com seus diferentes públicos.

Por meio da integração do Planejamento, do Atendimento e da Mídia, que centralizam as estratégias para que as expertises das demais áreas que compõem a agência as executem de forma eficaz, proporcionamos uma comunicação inteligente para potencializar ainda mais as possiblidades de cada projeto. Tudo em prol de resultados homogêneos e coerentes entre qualquer vertente da comunicação, seja publicidade, promoção, eventos, assessoria de imprensa, projetos editoriais, tecnologia, mídias sociais, produção audiovisual e 3D, branding ou logística.

É desta maneira que funciona a nossa comunicação omnichannel, reconhecida cada vez mais no mercado: alinhamos a inteligência com a tática e a operação, movimentando todas as disciplinas possíveis dentro da empresa, para a conquista de resultados positivos e globais. Tudo em um único espaço, ou seja, na mesma estrutura física que conta com cerca de 260 profissionais. O que é um grande desafio, sem dúvida, mas diminui, e muito, os atritos entre os canais gerados no meio deste caminho, como por exemplo, a briga incansável dos departamentos pela disputa da verba do cliente.

Nossa motivação, portanto, é oferecer aos clientes as ferramentas, o suporte e as respostas necessárias para manterem suas marcas com o devido reconhecimento e relevância no mercado. Estudos do IDC Retail Insights apontam que, em relação ao multichannel, o consumo chega a ser até 30% maior com o omnichannel. As marcas atingem melhores resultados quando atuam em todos os canais e não especificamente em um. Isso reflete nos negócios, pois a experiência de ter acesso a todas as informações, em vários meios de comunicação, leva o consumidor a converter relacionamentos e, consequentemente, em vendas. Isso é resultado para você?

As marcas que têm suas estratégias planejadas e conduzidas por um time multidisciplinar alinhado, que atua em conjunto em frentes distintas, obtêm uma economia real tangível: reduz-se tempo e recursos quando o plano de comunicação é entregue a uma única agência. Multiplicam-se, com isso, as chances de se ter uma campanha unificada, dotada de um único sentido e fortemente estruturada para atingir seus objetivos e alcançar os resultados do negócio.

Ao longo dos anos, alguns cases me mostraram que não é somente a união que faz a força, mas, sobretudo, a comunicação omnichannel, que está no DNA da RÁI e integra todas as áreas. É ela que coloca o cliente no foco de todas as atenções e esforços da nossa agência e que realmente dá resultados. Esse é o verdadeiro omnichannel!
*Fabio Burg é fundador e CEO do Grupo Rái – um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil. Dirigido há quase 25 anos pelo publicitário, o grupo é formado por sete empresas especialistas e complementares que trabalham de forma autônoma e que se integram quando necessário. Rái, Tov, Or, Dezoito, Teolá, Yad e Awaken prestam os serviços de propaganda, promoção e eventos, soluções em tecnologia/internet, coordenação de redes sociais, assessoria de imprensa/conteúdo editorial, 3D, fotos e filmes, logística, pesquisa de mercado/branding e consultoria de inovação. O Grupo RÁI, que conta com 260 colaboradores, tem sede em São Paulo e um escritório localizado em Miami, nos Estados Unidos.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP