OS CONSUMIDORES E AS PLATAFORMAS DIGITAIS

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Rita Cunha Martins, da TNS, analisa neste artigo os desafios impostos às empresas pela revolução digital, que traz muitas oportunidades e exigem olhar mais apurado para resultados por meio de pesquisas e ferramentas, de fato, eficientes e do engajamento real de consumidores.

 

Inovando no meio digital: como criar uma comunidade engajada de consumidores

POR RITA CUNHA MARTINS* 

A revolução digital tem criado um arsenal de oportunidades para os profissionais de marketing, ao mesmo tempo em que coloca diante deles desafios cada vez maiores.  As mídias digitais e redes sociais permitem contato diferenciado com consumidores e acesso a contextos que anteriormente não estavam ao alcance das empresas. Ao mesmo tempo, exigem um olhar apurado frente às informações já que maior interação nem sempre sinaliza um conteúdo mais relevante.

 

Nesse contexto, a TNS, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo, desenvolveu o ThinkThank – ferramenta que permite criar uma comunidade customizada online e mobile. Ela é formada por consumidores inteligentes e atentos às novidades, que se tornam verdadeiros consultores dos clientes, discutindo questões relevantes por um longo período de tempo.

 

Com o ThinkTank, é possível observar tendências, conseguir feedback em campanhas de publicidade consideradas de alto risco ou simplesmente acessar corretamente os consumidores. Sendo assim, é possível encontrar soluções assertivas aos desafios da marca a partir do olhar de quem a vivencia profundamente: os brandlovers.

 

Os resultados dessa ferramenta da TNS não demoram a aparecer. Os clientes que a experimentaram, tiveram acesso rápido ao feedback dos “ThinkTankers” e, principalmente, obtiveram respostas para as suas questões de negócios. Por outro lado, os participantes receberam informações dos profissionais qualificados da TNS de maneira concisa, direta e focada unicamente nos pontos mais importantes.

 

Foi o que aconteceu, por exemplo, com um fabricante global de cigarros que precisava ter rápido feedback dos consumidores sobre conceitos e novas ideias de produtos. Com o ThinkTank, a empresa pode identificar as oportunidades relevantes para expansão de seu negocio e investir de forma mais objetiva. O estudo durou três meses e ofereceu à empresa uma oportunidade de interagir com  consumidores cuidadosamente selecionados, inteligentes e voltados para o futuro.

 

Como resultado desse trabalho, o ThinkTank forneceu ao cliente vinhetas imaginativas, que espalharam novas ideias e abriram um processo de inovação nos negócios da empresa.

 

Para chegar a resultados como esse, o ThinkTank requer conhecimento acurado dos moderadores da TNS. É preciso ter habilidades para criar confiança, gerenciar energia e dinâmica de grupo, além de escutar com toda atenção e ter sensibilidade comprovada. Moderar uma comunidade online é muito mais do que organizar uma série de tarefas – os experientes moderadores da TNS combinam atenção e empatia com um cuidadoso gerenciamento do ritmo, energia e atividades, para que os participantes se sintam engajados e valorizados.

 

Os clientes podem ter acesso em tempo real a todas as sessões, o que permite reações imediatas às opiniões dos “ThinkTankers”, além de permitir que se façam perguntas ao moderador sobre pontos específicos das discussões.

 

O conhecimento da TNS em relação a especificidades culturais de diversos países também garante às empresas maior eficiência – já que permite otimizar ações de MKT assertivas inclusive globalmente. O ThinkTank, portanto, oferece às empresas informações importantes sobre negócios e setores que atuam, com o olhar de quem mais interessa: seus consumidores.

 

* Account Manager da TNS Brasil. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com especialização em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG- FGV/SP), com ênfase em posicionamento de marcas e estratégia. Trabalha há 14 anos com pesquisa de mercado.

 

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Sobre o autor

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