OS JOVENS E O EMPREENDEDORISMO DIGITAL

0

O empreendedorismo criativo digital está conquistando espaço no Brasil. O país ganhou um grande número de jovens empreendedores que, auxiliados pelas novas tecnologias e redes sociais, crescem significativamente e dão uma nova cara à economia brasileira, abrindo novas oportunidades de negócios e mudando os conceitos tradicionais do âmbito digital.

 

Por Vitor Clemon*

Segundo pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor, em 2008, o Brasil ocupa a 13ª posição no ranking mundial de empreendedorismo, ou seja, em média 34 a cada 100 brasileiros empreendem no país. O que acontece, é uma continuação de uma tendência americana e europeia, onde cada vez mais os jovens conseguem pensar fora da caixa, criar produtos e serviços extremamente inovadores e focados nas oportunidades do ambiente online, chamando atenção de fundos e investidores individuais.

Criatividade e vontade de empreender não bastam. Um dos principais desafios para os jovens que decidem investir em seu próprio negócio no meio digital é a falta de experiência para técnicas de gestão. Uma boa ideia é a parte mais fácil de um negócio e ajuda a cortar caminhos. Mas o diferencial está na elaboração e execução do business plan, porque sem ele, essa ótima ideia não tem valor algum.

Para conquistar o mercado digital e a confiança dos stakeholders precisamos de um time coeso, do envolvimento de pessoas com baixa aversão ao risco, de conhecimento sobre o público alvo do negócio e da exploração de boa parte das metodologias para validação de ideias. Além disso, sem a ajuda de um fundo ou algo do tipo, é necessário correr atrás de técnicas de gestão ou desenvolver suas próprias técnicas para sobreviver a todas as variáveis que influenciam o seu negócio.

Apesar do prognóstico negativo para o consumo, o meio digital brasileiro cresce com taxas mais acentuadas do que a média dos demais países. Enquanto setores como serviços e construção civil estão retraindo, um relatório da WebShopper referente a 2014 mostrou um aumento de 24% nas vendas online no período. Também é possível ver um aumento de 9,7% nas compras mobile, devido ao crescimento nas vendas de smartphones e tablets que vão continuar crescendo em 2015.

Portanto, este é um movimento que está em plena ascensão e que deve se manter por um bom tempo, independente de oscilações econômicas e de outros movimentos que possam surgir. Entre as tendências desse ano está a busca por novas ideias de marcas, produtos e serviços com diferenciais para esse mercado e para novos dispositivos “wearable” que estão chegando, como por exemplo, o Apple Watch.

*Vitor Clemon, 30 anos, é CEO da publici|w, holding de jovens empreendedores com excelente background de formação que resolveram montar empresas inovadoras no mundo digital. Estudou administração de empresas na FGV. Com 12 anos de experiência em digital marketing focado em vendas, tem passagens pela MegaUpload, Grupo RBS Digital e Match.com.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP