SMS, MARKETING DE ALTO IMPACTO E EFICAZ

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Por Cristiane Higashi*
 
Em momentos de instabilidade econômica, reduzir custos e otimizar recursos é vital para o sucesso das empresas. No atual cenário econômico brasileiro, os departamentos de marketing e comunicação são os que mais sofrem com diminuição ou, até mesmo, cortes de investimentos. Diante disso, surgem as dúvidas: Como manter ações assertivas de marketing com o orçamento reduzido? É possível fazer mais com menos?
 
A saída está em ações inovadoras que ofereçam, ao mesmo tempo, baixo custo e elevada taxa de assertividade. Com a proliferação dos telefones celulares no Brasil – o País tem mais de 280 milhões aparelhos segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) –, as principais empresas têm ampliado a presença em canais diretos de relacionamento com os consumidores. Alternativas de comunicação direta, como SMS (Short Message Service – em português Serviço de Mensagens Curtas), estão se mostrando cada vez mais como um recurso poderoso para rapidamente difundir informações para públicos de interesse.
 
Empresas que desejam marcar presença no mundo mobile têm utilizado o SMS Marketing para publicidade e processos de interação com seus consumidores. A ferramenta é muito eficaz para ações de marketing e funciona como uma opção de mídia eficiente, econômica, 100% mensurável (em termos de entrega e interação), e totalmente personalizável para campanhas segmentadas e que precisam atingir clientes de forma individual.
 
O perfil do mercado brasileiro também reforça a importância do SMS para campanhas de marketing. Temos no Brasil 208 milhões de celulares pré-pagos habilitados, que correspondem a 74% do total de aparelhos em uso. Esses telefones são de pessoas que não necessariamente têm pacote de dados, e muitas vezes nem utilizam aplicativos. Como é compatível com 100% dos aparelhos, o SMS é um canal de alto alcance para ações de comunicação e marketing com todos os usuários. Tudo isso transforma o famoso “torpedo” em um canal de fácil utilização para a aquisição de novos clientes e o engajamento dos atuais. 
 
Segundo pesquisa mundial da Nielsen com usuários de celulares de 10 países, 85% dos entrevistados brasileiros afirmam que o uso do SMS está entre as atividades mais executadas nos últimos 30 dias, contra 66% para o acesso ao e-mail. O levantamento ouviu 1.603 entrevistados, com idades entre 16 e 64 anos, no Brasil. Também participaram do estudo países como Austrália, China, Coreia Do Sul, Estados Unidos, Índia, Itália, Reino Unido, Rússia e Turquia. 
 
Levantamento da Frost & Sullivan, indica que o SMS possui uma taxa de abertura de 98% (em comparação com 22% dos e-mails) e índice de respostas de 26% (contra 5% dos e-mails). Os dados revelam que, mesmo com o amplo uso de smartphones, o envio de mensagens curtas ainda é muito mais popular.
 
Comparada às demais mídias, os torpedos (SMS) são extremamente eficazes, não demandam um planejamento complexo, apresentam baixo custo para o envio e oferecem retorno mais alto, se comparado a outros canais. Entre os principais exemplos da utilização desse recurso estão: geração de leads qualificados, conversão de vendas, download de aplicativos, e links para sites responsivos. Além disso, engajar e reter clientes com campanhas efetivas de SMS custa menos e amplia rapidamente os resultados.
 
Com o SMS, é possível entregar promoções e ofertas e ampliar a interação com os consumidores. Campanhas de SMS bem-sucedidas exigem o mapeamento do perfil do público-alvo e a escolha da abordagem certa de comunicação. O essencial é despertar o interesse do consumidor, identificar-se sempre e, sobretudo, respeitar o cliente.
 
Diante do desafio de reinventar as campanhas de marketing no Brasil, tornando-as mais eficazes e assertivas, a utilização do SMS não sai de moda e continua sendo um recurso essencial. Quando bem utilizada, essa ferramenta supera os aplicativos de comunicação mais recentes e populares, muitas vezes utilizados de forma indevida, e segue garantindo uma comunicação efetiva ede alto impacto. As pesquisas comprovam isso e reforçam que fazer marketing via SMS é bom e eficaz. 
*Cristiane Higashi  é Head de Novos Negócios da Zenvia
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