Bacardi quer comprar Absolut

0

O jornal inglês Financial Times revela, nesta segunda-feira, dia 5 de março de 2007, que a Bacardi tem interesse em comnprar o grupo sueco V&S, dono da marca de vodca Absolut. O negócio é estimado pelo FT, que consultou analistas de mercado, em US$ 5,6 bilhões. O interesse de venda partiu do governo sueco, que anunciou plano de privatização de algumas empresas, incluindo a lendária Vin & Sprit.

Só que a Bacardi, que confirmou interesse ao jornal de negócios, não está sozinha no páreo. A Pernod Ricard (dona da marca Orloff) também tem interesse, assim como a LVMH, dona de marcas de luxo e prestígio internacional, como a Möet & Chandon. Além dessas duas, a americana Fortune Brands também demonstrou o desejo de adquirir a empresa. A decisão de Estocolmo é, claro, é vender pelo melhor preço.

A disputa promete ser acirrada, dado o valor da marca Absolut no mundo das bebidas, o que pode abrir espaço também para uma concentração ainda maior no segmento premium. A Absolut é hoje a segunda marca de vodca mais consumida do mundo, estando presente em mais de 125 mercados. Só nos Estados Unidos são consumidos anualmente cerca de 67.3 milhões de litros. A produção diária do produto que sai integralmente da Suécia é de 450 mil garrafas.

A história desse ícone do consumo começa no ano de 1879 quando Lars Olssom Smith, conhecido, o homem conhecido como o “Rei da Vodca”, que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada  “Absolut Rent Branwin” (Absolut Pure Vodka), produzida fazendo uso de método de destilação chamado retificação. A vodca inicialmente era vendida somente em uma loja aberta perto da destilaria de Lars Smith na ilha de Reimershome.

Em 1979, aA Absolut Vodka foi exportada pela primeira vez somente para os Estados Unidos lançada primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodca russa Stolichnaya, que detinha 80% de market share. No primeiro ano, a Absolut Vodka vendeu quase 90 mil litros no mercado americano. Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985.

A famosa propaganda “Absolut Perfection” foi introduzida pela primeira vez em 1980, chegando a veicular quase 700 peças. No ano seguinte foi introduzido o slogan “The Absolut Bottle”. A famosa história da Absolut Art teve início em 1985 com o artista Andy Warhol que pintou uma garrafa da vodca para um comercial. O anúncio fez um tremendo sucesso e abriu espaço para campanhas ainda mais ousadas da vodka, já então com participação acionária do governo sueco. Até hoje, 350 artistas já pintaram seus trabalhos nas garrafas de Absolut, entre eles o brasileiro Romero Britto.

Paralelamente à propaganda de grande impacto, o produto passou a diversificar a sua linha a partir do final dos anos 80, adicionando novos sabores ao produto que, nos bares, era misturado a frutas. É essa estratégia de inovação que garantiu a marca lançar novos conceitos nesse mercado e conquistar, cada vez mais, novos mercados.

Agora, é a Absolut que está em disputa. E uma disputa acirrada.

 

Share.

About Author

Comments are closed.