Bicicletário público faz sucesso na Espanha

0

A cidade de Pamplona, na Espanha, acaba de inaugurar um sistema automático de aluguel de bicicletas. O novo serviço público representa uma alternativa de transporte econômico, saudável, rápido e limpo, extremamente pertinente diante do tráfego caótico e com altos níveis de poluição dos grandes centros – tema este que será discutido no próximo sábado, Dia Mundial Sem Carro.

O sucesso do projeto é grande. Nas primeiras semanas foram registrados 100 novos usuários por dia. O sistema é simples, funcional e ecologicamente correto. É constituído por uma rede de bicicletários situados em pontos estratégicos de Pamplona como supermercados, estações de trem, universidades e outros.

Em uma primeira fase, foram fornecidas 100 bicicletas distribuídas em cinco pontos, nos quais os usuários podem retirá-las e depois entregá-las. É prevista a ampliação do número para 20 estações com 350 bicicletas.

O serviço permite que os cidadãos peguem uma bicicleta em uma estação para se movimentar durante um tempo determinado e possam devolvê-la na estação original ou em qualquer outra. No site www.c-cycles.comos usuários podem conferir em tempo real o número de bicicletas disponíveis em determinada estação naquele momento. 

Uma pesquisa com usuários do novo transporte público elogiaram a qualidade e facilidade de uso das estações e bicicletas, destacando ainda a tecnologia, estética de vanguarda e a durabilidade dos materiais que garantem a exposição dos equipamentos aos elementos climáticos.

Os bicicletários foram desenvolvidos pela Cemusa – empresa de mobiliário urbano presente nas principais cidades européias e com atuação no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Salvador, Manaus e Belo Horizonte – que cuida da instalação e manutenção das estações. O contrato da empresa com a prefeitura de Pamplona para administrar essa e outras peças de mobiliário urbano tem duração de 12 anos. 

Share.

About Author

Comments are closed.