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BIG DATA OU SMALL DATA? - Revista Publicittà BIG DATA OU SMALL DATA? - Revista Publicittà

BIG DATA OU SMALL DATA?

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Rodrigo Turra*

O conceito de big data se disseminou rapidamente não apenas na área de TI, mas no marketing digital e nos negócios de forma geral. Sua aplicação, no entanto, está longe de alcançar todo seu valor. O grande desafio não é apenas obter os dados, mas, principalmente, o que fazer com eles. Quando estamos falando de big data, invariavelmente, precisamos entender como vamos ativá-lo e obter o melhor resultado com ele. Assim, antes de sairmos perseguindo a aplicação de uma nova moda, precisamos ter uma visão clara se estamos preparados para isso e qual o real benefício para a sua empresa.

 

A discussão ainda é maior que a aplicação do conceito. Muitas empresas ainda não fazem o básico, ou seja, usar um dos ativos mais estratégicos que possuem: seus dados primários. Isso porque, hoje em dia, as empresas tem a disposição um arsenal grande de onde coletar informações, mas tem dificuldade de consolidá-las, integrá-las e fazê-las “endereçar” demandas específicas de negócio. Nesse sentido, o marketing digital ganha ainda mais importância, pois, além de comunicar e atrair, passa a ser também um gerador fundamental de informações.

 

Por exemplo, informações como volume de vendas, de transações, por produto ou por região geográficas, são comuns e até fáceis de se acessar, mas ainda são insuficientes para entender por completo a jornada de compra dos consumidores. De outro lado, temos informações de navegação nos web sites e nas redes sociais que, certamente, influem nas vendas on-line e off-line, mas nem sempre é fácil precisar como.

 

Essa coleta estruturada de dados de forma estratégica permite, não apenas entender em que produtos estão interessados, mas, sobretudo, entender interesses, motivações e expectativas dos consumidores, analisar sua presença digital e a performance da mesma. Essa estratégia vai além de uma simples pesquisa on-line e mede a reação real do consumidor. Pontualmente, o potencial já é grande, mas feito de forma continuada e estruturada possibilita uma retroalimentação das estratégias de negócio e de produto que impactam diretamente nas vendas.

 

Tendo como base a combinação entre velocidade, volume e variedade, reunidos, o big data deve focar então a análise e a inter-relação desses dados a fim de proporcionar maior poder de decisão para empresas, porém podemos e devemos começar pelos fundamentos, pela base, pelo small data.

 

Desta forma, mais e mais, as empresas se transformam em verdadeiros centros de conhecimento. Assim como no marketing digital, os negócios devem ser digiridos a públicos bem definidos, cujos hábitos de consumo são conhecidos e mapeados, de forma que a empresa possa oferecer as informações e condições necessárias para que a compra de produtos e serviços efetivamente ocorra de forma relevante, cirúrgica, pessoal e adaptável.

 

Assim, de reprodutor de estratégias de negócio das empresas, o marketing digital passa para fonte e influenciador para formulação dessas estratégias, conferindo mais agilidade e assertividade a operação da empresa.

 

* Rodrigo Turra é presidente da  iProspect Brasil, possui 20 anos de experiência no segmento de marketing digital

 

 

*Sobre a iProspect Brasil

A iProspect Brasil é a agência de marketing digital full performance pioneira em seu segmento e com uma rede presente em 54 países. A proposta da agência é oferecer soluções completas de marketing digital que impactem, engajem e, sobretudo, gerem os melhores resultados para os clientes, refletidos em vendas, interatividade ou fortalecimento da marca. Isso é feito com um profundo conhecimento do perfil do público-alvo, sua jornada de compra e sempre com base em dados e no contínuo acompanhamento dos resultados, medidos a partir de ferramentas tecnológicas robustas, muitas delas proprietárias ou exclusivas. A iProspect pertence à Dentsu Aegis Network, terceira maior rede de comunicação do mundo, sendo a maior compradora de anúncios do Google e parceiro estratégico Alpha do Facebook. Com 20 anos de atividade, sendo 10 no Brasil, a agência emprega 3.000 colaboradores no mundo e 110 no Brasil. O amplo portfólio da iProspect abrange soluções que atingem todos os canais digitais, desde pesquisa e planejamento, gestão e operacionalização de mídia, links patrocinados, mídia gráfica, mídia programática, vídeo, social, afiliados, comparadores de preço, SEO, conteúdo, gestão de redes sociais, criação, até análise e otimização da usabilidade de canais (proprietários ou não).

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