Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Brasil comemora número de eventos - Revista Publicittà Brasil comemora número de eventos - Revista Publicittà

Brasil comemora número de eventos

0

 A notícia de que o Brasil integra o TOP 10 de países que mais sediam eventos internacionais no mundo foi recebida com euforia pelos profissionais da área. A classificação, que é realizada anualmente pela ICCA (International Congress and Convention Association), a principal associação internacional de congressos e convenções, coloca o País na sétima posição, com a realização de 207 eventos, em 2006. É uma diferença de quatro colocações em relação ao ranking 2005, quando o Brasil foi o 11º, com 145 encontros.

O País ainda se manteve como o melhor colocado em toda a América Latina e o segundo melhor das Américas – atrás apenas do líder Estados Unidos, com 414 encontros. Ficou à frente de destinos tradicionais de grandes eventos, como Áustria (8º, 204 eventos), Austrália (9º, 190) e Holanda (10º, 187). Entre as cidades brasileiras listadas, São Paulo (SP) foi a mais bem colocada. No 18º lugar, com 54 eventos, a capital paulista é a melhor posicionada nas Américas. O Rio de Janeiro (RJ) vem em seguida, na 26ª colocação, com 48 encontros.


O CEO da Reed Exhibitions no Brasil e ex-presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, lembra que a entrada do Brasil no TOP 10 se deu um ano antes do prazo estipulado. “Em 2003, constatamos que promover apenas Sol e Praia era limitador. Então, decidimos criar a diretoria de Turismo de Negócios e Eventos e partir para a disputa no segmento. A meta era ser um dos dez maiores no ranking 2007. Estar nesta lista, é figurar em um instrumento global de promoção e marketing junto a tomadores de decisão do setor”, disse, parabenizando a equipe do Instituto. Sanovicz também é vice-presidente da ICCA.


Outra boa notícia foi dada a partir do ranking por cidades – que listou oito municípios brasileiros, quatro a mais que em 2005. Além das tradicionais sediadoras de eventos internacionais São Paulo e Rio de Janeiro, Salvador (BA), que foi listada pela primeira vez em 2005, apareceu em 72º lugar (17 eventos). As estréias ficaram por conta de Fortaleza (CE) e Brasília (DF), empatadas na 107ª posição (11 eventos cada); Florianópolis (SC), na 148ª (08); Curitiba (PR) e Campinas (SP), juntas em 185ª (06 cada).


Para a presidente da ABEOC (Associação Brasileira das Empresas de Eventos), Simone Saccoman, a entrada do Brasil no TOP 10 é “a consolidação do País entre os maiores destinos de eventos do mundo e a demonstração de que todo o trade brasileiro do segmento tem competência e profissionalismo para realizar com qualidade eventos internacionais. É o resultado de um trabalho contínuo de capacitação entre os profissionais ligados a eventos”. Ela também destacou o apoio da Embratur para o alcance do resultado.

O diretor-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, atribui o bom desempenho da capital paulista, que sediou 25 mais eventos que em 2005, “ao trabalho com foco estratégico em eventos internacionais de critério ICCA e a parcerias com o mercado e órgãos oficiais, como a Embratur”. Já a diretora-executiva do Fortaleza Convention & Visitor Bureau, Celina Castro Alves, considera a entrada da cidade no ranking a exposição em uma vitrine internacional: “Conquistamos esta posição depois de muitos anos de trabalho que envolvem o grande entrosamento do trade local, o constate desenvolvimento da infra-estrutura turística, a diversificada oferta da cidade e um relacionamento mais próximo à ICCA”.


Histórico – Desde 2003 – quando foi criado o Ministério do Turismo e a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização do Destino Brasil no exterior, trabalhando com uma diretoria inédita de Turismo de Negócios e Eventos –, o País tem ganhado destaque internacional no segmento de eventos. Para se ter uma idéia, nos últimos cinco anos, o Brasil conquistou nada menos do que 14 posições no ranking da ICCA por número de eventos, uma vez que ocupava o 21º em 2002, com 59 encontros. O Instituto conta com a gerência de Turismo de Eventos, cuja responsabilidade é executar a política de apoio à captação de eventos internacionais para o Brasil, além de apoio à promoção.


De acordo com a ICCA, um evento é internacional quando é itinerante por pelo menos três países, tem periodicidade fixa e conta com o mínimo de 50 participantes. Em junho deste ano, a entidade irá divulgar um segundo relatório, cuja novidade será o ranking por número de participantes em eventos. Em 2005, o Brasil assegurou a 8ª colocação nessa listagem, com um total de 130.265 pessoas (entre estrangeiros e brasileiros). A partir do 7º lugar no ranking por número de eventos, a expectativa é que o Brasil possa ganhar posições.          

 

 

Share.

About Author

Comments are closed.