Brasil na fita

0

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e o Programa Cinema do Brasil e vão representar a indústria audiovisual brasileira no maior festival de documentários da América do Norte, o Hot Docs, que acontece em Toronto, no Canadá, a partir de amanhã, dia 19 de abril. Um importante resultado das iniciativas geradas pela Associação e o Programa para a promoção de conteúdo audiovisual no mercado internacional será a participação do Brasil como um dos países foco para negócios no Festival. Para Fernando Dias, presidente da ABPITV, ser convidado nestas condições ao mais importante evento do setor, com potenciais compradores interessados em fechar negócios com empresas brasileiras, comprova a força da produção independente.

Desde os meados de 2005 a ABPITV e o Governo do Canadá coordenaram várias iniciativas de aproximação no setor, incluindo convite a produtores independentes de cinema, televisão, animação e diretores de programação canadenses para participação em Fóruns de co-produção no Brasil. Em contrapartida o Brasil participou de eventos internacionais tais como: Festival Internacional de Cinema de Toronto; Festival Internacional de Televisão de Banff. Em 2006, no Festival Internacional de Animação de Ottawa, Brasil também foi convidado como país tema e focos de negócios.


 Na opinião do presidente do Programa, André Sturm, será uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais a presença da produção nacional nesse segmento que tem crescido nos últimos anos. Quatro filmes brasileiros participam da Mostra in Brazil, organizada pelo festival, que selecionou para este ano 129 filmes de 30 países.

No ano passado, o festival atraiu 1,8 mil delegações, incluindo compradores, programadores e distribuidores de todas as partes do mundo. A delegação do Brasil com 40 profissionais participará, juntamente com a da Alemanha e da Itália, do International Co-production Day, que promoverá reuniões individuais com representantes de diversas produtoras. No mesmo dia, o Programa Cinema do Brasil e a ABPITV organizam o Brazilian Networking Event, que será aberto aos participantes do festival. “O objetivo é apresentar e permitir um melhor conhecimento de nossa produção audiovisual”, adianta Sturm.

Esta é a primeira vez que o Cinema do Brasil e ABPITV participam de um festival internacional em parceria. Na opinião de seus dirigents, a parceria é fundamental para gerar uma sinergia nas ações dos dois programas em seus interesses comuns.

Ainda durante o festival, acontecerá o TDF (Toronto Fórum Documentary), um evento focado em 30 projetos pré-selecionados que se tornou o mais importante do mercado internacional da América do Norte para compradores e vendedores que têm interesse em documentários de gênero social, cultural e político. O fórum contará com mais de 130 exibidores e distribuidores da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá, entre outros países.

 


 

Share.

About Author

Comments are closed.