Mais um nome foi divulgado, esquentando ainda mais os bastidores da 54ª edição de Cannes Lions. O jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, anuncia Tom Eslinger, diretor mundial de Criação da Interactive & Emerging Media da Saatchi & Saatchi, localizada em Auckland, na Nova Zelândia, como presidente da categoria Cyber Lions.
Eslinger é responsável por liderar o rápido crescimento da capacidade mundial de interatividade da Saatchi & Saatchi, trabalhando nos escritórios da Nova Zelândia e Los Angeles. Sua atuação volta-se à rede mundial de clientes em operações interativas, criativas e estratégicas. Já em Los Angeles, o foco das operações é o local em função do cliente Toyota USA, no desenvolvimento de iniciativas e programas interativos.
O presidente-executivo do festival, Terry Savage, afirma que o escolhido é especialista em comunicação interativa e abraça novas mídias com paixão. Ele já foi membro do júri e pôde acompanhar em primeira mão a evolução da criação desta categoria internacionalmente, por isso está no papel certo.
Nascido na Dakota do Norte, nos EUA, Eslinger é diretor de Criação Interativa da Saatchi & Saatchi desde que ingressou na empresa, na Nova Zelândia, em 1998. Seu papel no Comitê Mundial de Criação do grupo é o de impulsionar a participação no mercado e o envolvimento do consumidor através da web, e-commerce, jogos, mídia móvel e viral e todas as demais mídias emergentes.
Já foi premiado com seis Cannes Lions, quatro na categoria Cyber. Recebeu também outros prêmios como D&AD, One Show, Clio, Effies, no Festival Internacional de Nova Iorque e Londres, Type Directors Club, Future Marketing Awards, AXIS (Nova Zelândia) e Award (Austrália). Eslinger atuou extensamente como jurado nos Estados Unidos, Europa e Austrália. Este é a terceira vez que ele participa de Cannes como jurado, tendo integrado o júri da categoria Cyber em 2002 e Titanium em 2006.
Seu trabalho influência uma variedade de setores, incluindo telecomunicações, on-line, automotivo, esporte profissional, serviços bancários ao consumidor, bebidas, roupas, o setor militar e de aposentadorias, filmes e entretenimento, museus, artes e deficiências físicas.
Sobre sua escolha, o presidente de Criação Interativa da Saatchi & Saatchi disse estar honrado e assombrado. Interatividade e integração finalmente alcançaram um lugar de destaque e conseguiram seu espaço. O Cyber Lions será o lugar onde os profissionais de criação poderão mostrar o que sabem, diz.
Eslinger mora em Auckland e Los Angeles, assombrando as lojas locais e os campos de neve com seu snowboard sob os braços. Desde o seu lançamento em 1998, o Cyber Lions se tornou uma das categorias que mais cresce no festival.