CCSP CHEGA AOS 40 ANOS

0

O Clube de Criação comemora 40 anos de vida e celebra a data com uma série de atividades programadas até abril de 2016, criadas tanto para valorizar o legado histórico da entidade como para estimular novos olhares sobre o futuro e para a chamada “economia criativa”.  A primeira delas é o lançamento de uma reedição do filme de Washington Olivetto, “Homem com mais de 40 anos”, que entrou para a história da propaganda brasileira ao ser o primeiro comercial a ganhar um Leão de Ouro no Cannes Lions Festival, em 1975, há exatamente 40 anos. 

O presidente da entidade, Fernando Campos, ressalta que foi a partir deste filme que a publicidade brasileira começou a ganhar destaque no mundo.  “Este filme, criado pelo Olivetto, é um paralelo perfeito com a idade do Clube de Criação, que ao longo de 40 anos já aprendeu, fez história e agora está mais maduro, equilibrado e cheio de energia e experiência para se reinventar e contribuir para ampliar a economia criativa”, avalia Fernando.

Outra novidade é o resgate da 1ª edição do Anuário do Clube de Criação, lançada em 1975, que ganha formato digital, disponível AQUI.  “Esse olhar ao passado valoriza o legado criativo eternizado pelo Clube de Criação e, ao mesmo tempo, proporciona uma fonte de inspiração e consulta aos novos profissionais”, comenta Fernando.

Os 40 anos do Clube de Criação tem também uma grande novidade: a entidade ganha um novo nome – passa a ser apenas Clube de Criação e não mais CCSP. “Estamos deixando de ser um Clube técnico, regional, para ser cada vez mais nacional e global. Na prática, o Clube de Criação de São Paulo já representava os publicitários e agências brasileiras, e essa foi a proposta desde o 1º Festival do Clube de Criação, em 2012, mas a sigla CCSP criava a percepção de uma atuação apenas em São Paulo”, explica Fernando Campos.

Outra iniciativa para homenagear os 40 Anos do Clube de Criação é evidenciar a nova geração de criativos. Para isso, vários publicitários serão convidados a criar uma edição especial de 40 pôsteres, que trarão uma releitura dos 40 Anuários. O resultado deste trabalho será transformado em exposição no Festival do Clube de Criação, em setembro deste ano.   

A diretoria do Clube pretende, ainda, anunciar uma série de atividades para ampliar e integrar a atuação de universidades e de diversas áreas relacionadas à arte e áreas afins, com o intuito de fomentar a economia criativa.

Share.

About Author

Comments are closed.