Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
CES 2015: O PAI DOS ROBÔS - Revista Publicittà CES 2015: O PAI DOS ROBÔS - Revista Publicittà

CES 2015: O PAI DOS ROBÔS

0

Criar um robô inteligente foi o desafio de Zhou Jian, o chinês que transformou o sonho em realidade. Ele e sua UBTech  são sinônimo de sucesso na CES 2015 em Las Vegas

Zhejiang  (PRNEWSWIRE) – Em 2012, Zhou Jian decidiu vender a totalidade das ações que tinha em empresas existentes e  hipotecar sua casa luxuosa afim de lançar um novo empreendimento em robótica, o sonho seria produzir um robô inteligente . Em seguida, ele viajou ao redor do mundo à procura de parceiros com mesma ambição antes de finalmente convidar nomes da indústria para se juntar a ele. Depois que o modelo conceitual original foi criada em 2013, ele lançou um produto maduro, um robô humanóide inteligente comparável com qualquer produto de tecnologia de ponta no cenário internacional.

O feito atraiu a atenção de várias empresas internacionais de alta tecnologia, assim como algumas de capital de risco. Em 2014, enquanto o mercado chinês para robôs humanóides inteligentes ainda estava para ser desenvolvido, seu negócio começou a florescer, com sua sociedade conquistando quase 50% da quota de mercado da indústria inteligente de robôs humanoides de serviço.

Zhou Jian, conhecido como o “pai dos robôs” na China, foi o foco das atenções no círculo Science & Technology em 2014. E a sua empresa, a UBTech, provou ser o fabricante mais quente de robôs com um valor estimado de milhares de milhões de dólares norte-americanos.

“A primeira pessoa a comer caranguejo”

Todo mundo tem ambições, mas nem todo mundo tem a resolução de realmente realizar seus sonhos. O mercado global turbulento de robôs foi um novo começo e um desafio e tanto  para Zhou Jian, que tinha acalentando o sonho de criar um robô desde a infância.

Com uma casa ancestral na província de Zhejiang, Zhou Jian nasceu em Xangai e, desde menino,  demonstrou um espírito de “nunca dizer não” e nem de adiar os seus planos. Na faculdade, ele era um modelo de virtude e de aprendizagem. Graduou-se com altas pontuações acadêmicas e, sem surpresa, conseguiu um emprego na Weinig Group, uma companhia  alemã. Depois de quatro anos de serviço na Weinig, ele se tornou o mais jovem Gerente Regional na China por causa de sua habilidade extraordinária e excelente desempenho. No entanto, ele deixou esta grande empresa sem hesitação, a fim de realizar o sonho de lançar seu próprio negócio. Com economia de apenas 1-200,000 RMB (cerca de US$ 20 mil), ele colocou tudo para começar seu primeiro empreendimento. Até 2009 ele tinha estabelecido várias fábricas e empresas de tecnologia em Hong Kong, Shenzhen e Shanghai, com ativos fixos no valor de dezenas de milhões de RMB (milhões de dólares) e um lucro anual de mais de dez milhões de RMB (vários milhões de dólares).

Durante uma viagem de negócios ao Japão em 2009, Zhou Jian viu a nova geração de robôs humanóides inteligentes feitas pela Honda Company. Isto agitou o seu entusiasmo por robôs que ele tinha desde a infância. Após seu retorno à China, ele imediatamente realizou pesquisas de mercado e análise e constatou que o mercado de robôs inteligentes comercializados na China ainda estava em território virgem. Após uma investigação aprofundada, ele finalmente decidiu tomar a rota de comercialização de robôs domésticos inteligentes.

Apesar de todas as críticas, ele agiu de forma decisiva para criar uma equipa e, em seguida, investir todos os seus recursos em pesquisa e desenvolvimento para constituir constituir a UBTech Company. Seus pais, sócios e amigos todos tentaram persuadi-lo a não se envolver nesta indústria de alto risco com tal perspectiva de mercado incerto. Conselhos, tais como “Não é sábio ser a primeira pessoa a comer caranguejo” ou “Por que não comprar várias casas para locação?” vieram um após o outro. No entanto, ele foi firme em sua resolução. Em sua opinião, os robôs têm uma ampla gama de aplicações em linhas de produção e até mesmo investigando Marte. Eles também são capazes de trabalhar com os médicos para completar cirurgias com sua precisão sem paralelo e para ajudar os pacientes com paciência inesgotável.

Além disso, no futuro, os robôs trarão mais mudanças na exploração do espaço, na assistência médica, na assistência em catástrofes e na engenharia automobilística. Zhou Jian está profundamente convencido de que os robôs vão mudar o mundo um dia e que o mercado de robôs será o mainstream do futuro da ciência e da tecnologia.

A loucura de Zhou Jian

Nos dias seguintes, as profecias feitas por seus amigos e familiares pareciam se tornar realidade. O desenvolvimento do conceito de robô inteligente encontrou inúmeros gargalos técnicos e obstáculos. No entanto, a pior parte foi que parecia não ter fim o buraco negro do investimento de capital. À medida que o investimento previsto de 20 milhões de RMB (cerca de US$ 400 milhões) estava se esgotando, a pressão de seus parceiros e pais foi aumentando. Mas Zhou Jian sabia que ainda havia esperança e que a situação não significaria o fracasso. Depois de uma grande luta interna, ele tomou uma decisão que assustou a todos – ele abandonou todas as ações que possuía nas fábricas de Hong Kong e Xangai e vendeu duas casas luxuosas cada um no valor de 10 milhões de RMB em Shenzhen, bem como seus amados carros Porsche e BMW para levantar fundos.

Quando seus pais aposentados sentiram que ele não iria ouvi-los ficaram com tanta raiva que deixaram Shenzhen. Muitos de seus amigos pensaram que ele tinha ido longe demais, primeiro deixar o seu trabalho bem remunerado e, em seguida, dando ativos no valor de dezenas de milhões. Em seus olhos, aquelas eram todas decisões insanas e irracionais. Recordando esse período, Zhou Jian brincou: “Como diz o velho ditado “examine-se três vezes por dia”. Mas eles estavam pensando que eu fiquei  louco, três vezes por dia para que eles me dessem o apelido Zhou Sanfeng (literalmente Zhou “ficou louco três vezes ” ao dia).

Zhou Jian, o pai de robôs na China, deu à luz o seu primeiro “bebê”. Deus ajuda aqueles que se ajudam. Cinco anos depois, em 2013, depois de enfrentar inúmeros problemas técnicos com hardware e software, o primeiro robô humanóide inteligente da China, o  “Alpha”, veio ao mundo. Projetado com um olhar na moda, combina função e aparência. Seus rivais não tinham aparência vivas e atraentes, mesmo o robô inteligente “Krima” usado por Tóquio em sua oferta para os Jogos Olímpicos em 2013. “Alpha” é um robô humanóide inteligente que integra entretenimento, educação e serviço. Sua maior característica são os serviços digitais e software especial 3D de programação de movimento visual e software de programação de movimento gráfico, para os quais tinha emitido patentes de invenção nacional e direitos autorais de software patenteados. É muito fácil, mesmo para uma pessoa comum  aprender a usar. Isto, em grande medida, reduz o custo para os usuários e atende às necessidades de usuários de diferentes níveis. “Alpha” foi um grande passo a frente de  Zhou Jian na realização de seu sonho.

Atualizando os produtos para responder a novos desafios

A primeira geração de “Alpha” foi bem recebida no mercado. Foi muito popular entre os espectadores e clientes na Conferência de Comunicação China Hi-Tech em Shenzhen no ano de 2013. Muitos veículos conhecidos de mídia, como CCTV e Phoenix TV, bem como mídia de primeira linha da Europa e América, estavam ansiosos para vê-lo. No entanto, Zhou Jian ainda não estava satisfeito. Ansiava por mais avanços em tecnologias. No início de 2013, ele havia começado a conduzir sua para uma segunda geração “Alpha” de robô humanóide inteligente. Este é um revolucionário produto de referência que pode imitar livremente esqueleto e movimentos corporais humanos. Com os dedos e articulações ágeis, ele pode pegar as coisas como os seres humanos fazem. Pela primeira vez, os robôs são comercializados como terminais móveis de prestação de serviços inteligentes e diálogo livre homem-máquina a qualquer hora e em qualquer lugar é realizado.

Com funções inteligentes, como verdadeiros companheiros de um built-in sistema android, inteligente de busca de voz na nuvem e vigilância de vídeo de longa distância, sem pontos cegos, os robôs estão se tornando quase seres humanos, tanto na vida e obra. Além disso, o desenvolvimento da disposição dos terminais de PC para terminais móveis, e a partir de terminais móveis, eventualmente, aos terminais inteligentes, o  robô está gradualmente tomando forma. No início de 2015, Zhou Jian e sua equipe de P & D apresentará no encerramento da CES 2015 em Las Vegas as inovações.

O pai dos robôs made in China mostrou que sonhos podem ser realidade  e obstáculos existem para serem vencidos. Ciência e tecnologia são a base da prosperidade de uma nação. Desde os tempos antigos, tem promovido o progresso da sociedade humana com um poder irresistível e irreversível. Sob o ambiente favorável e com o forte apoio do governo central, UBTech está desenvolvendo em uma empresa de alta tecnologia que representa a China na área de fabricação de robôs humanóides inteligentes.

Em uma entrevista, Zhou Jian disse uma vez: “Faça o seu próprio robô. É meu sonho que cada agregado familiar comum possa ter a sua própria fala, andar, um robô inteligente interativo.”. Ele espera que seus robôs sejam usados por famílias comuns. No futuro, UBTech irá estabelecer canais em escala global e estabelecer suas próprias lojas de experiência emblemática. Enquanto isso, ele não só irá fortalecer colaborações interdisciplinares com indústrias automobilísticas, de entretenimento e de restauração, mas também integrar os conceitos de casas inteligentes e cidades inteligentes a fim de trazer as pessoas um estilo de vida tecnológico verdadeiramente inteligente e mais.

Não dá para duvidar da capacidade de Zhou Jian.

 

 

Share.

About Author

Comments are closed.