Clarices

0

Clarices é uma pequena mostra, um apanhado das idéias, sentimentos e temas que habitam a obra da escritora Clarice Lispector. Amor, paixão, desespero, devaneio, tristeza, ternura, freqüentes nas suas palavras, foram abordados.

Utilizando alguns de seus depoimentos, crônicas, trechos de contos e romances, as atrizes da Cia. As Graças tentam mostrar um pouco da poesia e intensidade que marcaram seus escritos e suas histórias e, através de três outras Clarices, revelar a mulher inspirada, lúdica e insana, a grande artista que é Clarice Lispector.

O espetáculo será apresentado entre 1º. e 23 de setembro no Teatro da Memória, uma das salas do Instituto Cultural Capobianco.

O espetáculo é uma produção da Cia. As Graças, formada pelas atrizes Daniela Schitini, Eliana Bolanho e Juliana Gontijo, também responsáveis pela seleção e roteiro dos textos, com direção e cenografia de Vivien Buckup, figurinos e iluminação de Kleber Montanheiro e trilha sonora de Lincol Antonio.

O espetáculo “Clarices” foi contemplado com o Prêmio Funarte Mirian Muniz de Teatro 2006.

Sinopse – Numa pequena sala de um antigo apartamento, três velhotas esperam pelo momento de partir para uma viagem. Enquanto se dedicam a pequenas tarefas cotidianas, contam suas histórias e revelam suas identidades através dos textos de Clarice Lispector.

Oficina – dia 15 de setembro das 10h às 14h – Trabalhará textos literários com os participantes criando a partir de cada texto uma cena teatral, construindo uma personagem e uma situação inspiradas nas palavras do autor. O principal objetivo é a junção da linguagem teatral com a literatura.

ficha técnica – texto clarice lispector seleção e roteiro de texto daniela schitini e o grupo • direção e cenário vivien buckup • assistente de direção flávia lorenzi • elenco daniela schitini, eliana bolanho e juliana gontijo • iluminação e figurinos kleber montanheiro • trilha sonora lincoln antônio • pintura de arte océlio de sá • fotos iraci tomiatto • coordenação de produção eliana bolanho • produção cia teatral as graças


MOSTRA ESTADUAL DE TEATRO


Clarices é a última das quatro peças apresentada dentro da Mostra Estadual de Teatro que é realizada desde maio no Instituto Cultural Capobianco.

De 5 de maio a 23 de setembro, quatro grupos selecionados se apresentarão durante um mês no Instituto e oferecerão um dia de oficina gratuita.

O Instituto Cultural Capobianco, através dessa Mostra, tem como objetivo colocar em cena espetáculos e idéias diferenciadas destacando-se, dessa forma, de outros centros culturais pelo seu investimento em uma programação que conduz à reflexão ao invés da difusão. É essa a idéia da mostra, pequena, mas precisa, onde através de inscrição e seleção de 4 projetos, será possível acompanhar, durante alguns meses na cidade, algumas das linhas de pesquisa e produção que estão ‘vingando’ no estado e na cidade. A seleção teve como critério destacar entre os 58 projetos inscritos aqueles que apresentassem uma forma de fazer teatro não-diferenciada e única, mas organizada e conectada a essa idéia de reflexão e contemporaneidade, colocando em cena um fazer teatral crítico e conectado às várias linguagens correntes no mundo, presentes e possíveis no palco.


www.institutocapobianco.org.br
 

Share.

About Author

Comments are closed.