RED BULL, O MARKETING É TUDO

0

Curiosidades sobre produtos ou de como nasceu Red Bull: O hoje sexagenário austríaco Dietrich Mateschitz é a prova viva de que oportunidade é algo a se perseguir. Nos anos 1980, quando viajava para a Ásia como representante comercial de diversas empresas austríacas, foi surpreendido por um taxista falante que se ofereceu para conduzi-lo na Tailândia a qualquer hora do dia ou da noite. E que, vendo o cansaço de Mateschitz, lhe ofereceu um gole do “krating daeng”, bebida à base de estimulantes como a taurina e a cafeína, que iriam lhe dar disposição.

O austríaco não só ficou mais disposto como viu na bebida uma excelente oportunidade. Copiou a sua fórmula em laboratório na Áustria, investiu todo o que tinha numa pequena unidade fabril e lançou Red Bull em meados da década de 1980. O sucesso foi imediato.

Uma latinha de 250 ml de Red Bull continha 20 gramas de açúcar, 1.000 miligramas de taurina, 600 miligramas de glucuronolactona, 80 miligramas de cafeína e vitaminas do complexo B. Mateschitz batizou a bebida de Energy Drink e chegou a vender 1 milhão de latinhas na primeira rodada, atraindo curiosidade e muitas dúvidas até que testes científicos vieram a comprovar os efeitos positivos da bebida e a sua segurança à saúde pública. O que permitiu que, em 1992, Red Bull fosse exportada para a Hungria e em 1997 chegasse nos Estados Unidos, desembarcando, um ano depois, no Brasil.

Como não detinha a patente sobre a composição, Mateschitz decidiu apostar tudo o que retornava das vendas em marketing. Afinal, empresas gigantes e poderosas do mundo começaram a lançar seus “energy drink” para fazer frente a Red Bull. Mais uma vez, Mateschitz enxergou mais longe e decidiu usar nas estratégicas de marketing o público jovem, oferecer pequenas geladeiras para bares e boates e a usar carros chamativos para passear pelas cidades do mundo – claro que pilotados por jovens, afinal o elixir da eterna juventude sempre teve apelo simpático no mundo.

E Red Bull deu asas ao seu criador e a seu faro por oportunidades. Tanto que com as marcas de cigarros abandonando o circo da Fórmula e este perdendo patrocinadores envoltos em crise da indústria automobilística, ele decidiu entrar no jogo e, em 2010, conquistou os títulos de construtor e piloto (Sebastian Vettel). Já em retribuição ao famoso slogan (Red Bull te dá asas) voou mais alto. Percebendo que as competições de vôos razantes não contavam com patrocinadores, decidiu entrar no jogo e criou o Red Bull Air Race. A competição empolgante fez e faz tremendo sucesso. E a marca cresceu ainda mais. Está presentes em 140 países, vende perto de 5 bilhões de latinhas e fatura algo em torno de US$ 5 bilhões por ano. Tudo com um líquido que qualquer um pode preparar em casa, mas com o segredo que é a sua embalagem, a marca, aquilo que falam de você quando não está presente e que faz toda a diferença.

E para não deixar dúvidas quanto à sua ousadia, Mateschitz construiu um angar futurista, morada dos dois touros que estão na lata como símbolos da força da taurina associada à cafeína, na cidade de Salzburgo, onde nasceu Mozart e onde foi filmado o filme “A noviça rebelde”. É uma história de negócios, oportunidade e marketing e de quem sabe ver e voar mais longe.
Marketing é tudo!

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP