VIKTOR & ROLF PROVAM QUE O LUXO ESTÁ NA RECICLAGEM

0

Os estilistas holandeses Viktor Horsting e Rolf Snoeren têm surpreendendo o mundo da moda desde que se uniram para criarem a grife Viktor & RolfS com um olhar para a contemporaneidade. A última coleção que apresentaram para a dupla estação outono-inverno 2017 intitulada Vagabonds traz roupas extremamente criativas que são resultado da reciclagem de antigas coleções. Num mundo onde o consumo desenfreado tem contribuído diretamente para a destruição do planeta e estimulado um consumismo injustificado, esses dois holandeses resgatam a beleza na união dos tecidos, criando novas e inusitadas estampas.

É nesta aposta nm mundo onde o luxo é reciclar e resgatar valores de um artesanato capaz de sustentar famílias, longe da indústria que há muito vem fazendo uso de mão de obra escrava ao redor do mundo, na tentativa de proliferar produtos de discutível estética, que Viktor & Rolf mostram o quanto o mundo fashion tem a contribuir para um cenário mais sustentável nem, por isso, menos luxuoso.

No último dia 21 de outubro, a National Gallery of Victoria, em Melbourne, na Austrália, abriu uma mostra com as criações da dupla. O destaque são as 21 bonecas, produzidas por um artesão belga e que exibem a evolução da criatividade da grife. No mundo da moda, sobretudo, do luxo, o luxo como sempre preoconizou Gabrielle Coco Chanel é ser simples. E a simplicidade está em produzir arte com criatividade e mãos humanas de volta ao prazer de tecer e cozer. É isso que traz esperança ao mundo e também mais felicidade. A produção em escala retira a capacidade do fazer e do pensar, dá lucro apenas para as empresas e empobrece e muito o conteúdo e também as pessoas, que entram como no famoso filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos, numa roda de moer carne, no caso carne humana. Moda é conteúdo e é assim que tem uma contribuição a dar à sustentabilidade do planeta.

A reciclagem é um luxo. Tanto que alguns brasileiros vão perceber nos detalhes das roupas a presença daqueles tapetes que tecelãs do Nordeste entrelaçam com sobras de tecidos. São um luxo.

vic-rolf-bonecas

Os dois estilistas e suas bonecas artesanais que vestem suas criações. 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.