AS VANTAGENS DA TECNOLOGIA DE CRIATIVOS DINÂMICOS EM MOBILE

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Por Alberto Pardo*

O contexto e a relevância da mensagem são palavras de ordem entre os gerentes de marca e profissionais de marketing.  Cada vez mais se busca uma comunicação que faça sentido não apenas para um grande público, mas também no nível do indivíduo. Com o crescimento de usuários 100% conectados em seus dispositivos mobile, torna-se ainda mais importante levar em conta o momento em que o interlocutor será impactado para que o engajamento ocorra de forma natural.

 

O meio digital tem mostrado a cada dia novas possibilidades tecnológicas que contribuem para que o usuário tenha o interesse genuíno em clicar na publicidade e também que sua atenção seja despertada por ela. Uma das mais recentes inovações é o uso da tecnologia Dynamic Creative Optimization ou criativos dinâmicos, especialmente quando combinada com plataformas de mídia programática mobile.

 

Recentemente essa tecnologia foi utilizada na estratégia do Banco Original. A principal inovação desta solução é permitir que em uma mesma campanha seja utilizada o mesmo conceito criativo com peças e mensagens adaptadas para contextos diferentes. Neste caso, foram criadas mais de 40 peças com mensagens customizadas de acordo com o bairro ou região em que as pessoas seriam impactadas. A plataforma, a partir de serviços de geolocalização, identificava a latitude e longitude onde o smartphone se situava e disparava a peça que fazia sentido para aquele mesmo local, tornando a comunicação altamente relevante.

 

Abaixo destaco as principais vantagens de utilizar a tecnologia Dynamic Creative Optimization em campanhas mobile:

  • Customização da mensagem em grande escala: a tecnologia possibilita a entrega de múltiplas peças de uma campanha, mantendo o conceito criativo e ampliando a relevância da mensagem para cada perfil de audiência desejada em larga escala.

 

  • Comunicação flexível: com uma boa dose de planejamento, as marcas podem desfrutar desta tecnologia prevendo diferentes peças com base em condições climáticas e localização da audiência, por exemplo, permitindo um timing de entrega ainda mais adequado ao momento do usuário.

 

  • Novas estratégias: as diferentes combinações e possibilidades de atingir audiências específicas com variáveis baseadas em dados disponíveis como clima, localização, perfis do target, entre outras possibilidades, permitem que as marcas sejam mais criativas e possam traçar estratégias que antes não eram possíveis.

 

  • Melhora das métricas: naturalmente, quanto mais relevante for a mensagem, maior chance de sucesso de uma campanha. De acordo com uma pesquisa da consultoria emarketer, ao utilizar DCO, a propaganda tem melhora nos indicadores de engajamento e CTR, consequentemente garantindo um maior ROI.

 

  • Otimização da execução: não é mais necessário criar uma campanha para cada mensagem. Com esta tecnologia, em uma única campanha é possível criar várias mensagens com o mesmo conceito criativo, garantindo otimização no tempo de execução das equipes envolvidas.

 

(*) Alberto Pardo é CEO e fundador da Adsmovil

 

 

 

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Sobre o autor

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