DATA, GEOLOCALIZAÇÃO E CRIATIVIDADE NO MWC 2015

0

Diretora-geral da Adsmovil no Brasil, Andrea Orsolon relata as principais discussões que marcaram a abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, que reúne os maiores especialistas e as maiores empresas do setor de telecomunicações. Data, Geolocalização e Criatividade, diz ela, foram os temas recorrentes do primeiro dia.

POR ANDREA ORSOLON

Barcelona, março de 2015 – Nesta segunda-feira, aconteceu o primeiro dia do Mobile World Congress, em Barcelona, e para essa edição foi criado o pavilhão 8.1 para comportar o número maior de empresas de aplicativos participantes do evento. Entre tantas opções de palestras escolhi por assistir a do IAB.

O trio formado por data, geolocalização e criatividade foi muito comentando. Segundo Erin Kienast, da Starcom USA, não adianta só dividir o budget e replicar a peça do digital para mobile. Os dispositivos móveis exigem criações próprias, com toda a experiência e utilidade que uma publicidade móvel pode oferecer. Ela inclusive disse que suas equipes de mobile estão sendo desfeitas. Todos na agência precisam saber sobre mobile, não é mais a equipe mobile, mas sim a equipe de construção de marca. Pensando nisso, o Mr. Randall, do IAB, também disse algo muito preciso: “Se você trabalha em marketing e não sabe o que é um API ou SDK, é melhor você aprender”.

Hoje em dia não é mais sobre vender um produto e sim vender a experiência que esse produto pode criar. Thomas Fellger da IconMobile comentou sobre o case de Oral B. Segundo ele, as crianças não gostam de escovar os dentes, mas com a nova escova que mostra o tempo de escovação e o grau de intensidade, elas poderão ganhar prêmios dos pais ou aparecerem como princesas no aplicativo. Escovar os dentes se tornou uma atividade lúdica e divertida para eles.

Seguindo agora para os aplicativos, adorei que vários palestrantes foram bastante efusivos sobre: “Só construa um aplicativo se ele fizer sentido na vida dos usuários”. Recado dado! Também muito se comentou sobre a média de apps que uma pessoa tem no celular e usa com mais frequência, algo entre 25 a 30, mas eu ainda acho mais plausível aquele número de sete aplicativos que a Flurry mostrou há pouco tempo. Quem usa 25 apps? Só se for Tinder e derivados!

Gary Morrison, da Expedia, deu uma dica muito valiosa ao dizer que os consumidores buscam muito sobre passagens pelo celular, mas na hora de comprar eles preferem fazer no desktop. Aliás, essa é a maior dificuldade comentada por todos, como mensurar no mobile e cruzar com outros meios como desktop e televisão. Ainda assim todos preferem fazer publicidade nos aplicativos pela qualidade de data que conseguem obter.

E para fechar o dia, Mr David Sable, da Y&R, fecha com: “Criatividade é a história. Inovação é como a história é contada. Tecnologia é o possibilitador”. Ou seja, precisamos ser criativos e inovadores ao utilizar a publicidade mobile.

Depois de um dia todo de palestras cheguei à conclusão que estamos mesmo no caminho certo e não estamos perdendo nada ou quase nada. Falou-se muito sobre Mobile First, que na realidade deveria chamar People First, porque o celular é apenas mais um meio de acesso a internet e ponto!

*Andrea Orsolon é diretora-geral da Adsmovil no Brasil

ADSMOVIL

Empresa do Cisneros Interactive é a líder em publicidade móvel na América Latina e no mercado hispânico nos Estados Unidos. Pioneira na interação entre marcas e proprietários de conteúdo com seus públicos finais por meio de dispositivos móveis, a Adsmovil desenvolve campanhas publicitárias criativas e recursos para mobile, bem como soluções móveis que proporcionam aumento da interação entre marcas e consumidores das Américas utilizando conteúdo inovador e plataformas digitais para engajamento dos usuários em toda a região. Está presente no mercado brasileiro há quase dois anos e tem mais de 30 grandes anunciantes em sua carteira

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP