VIVO LANÇARÁ APLICATIVO PARA SURDOS-MUDOS

0

A Vivo realiza testes internos para   promover atendimento acessível a pessoas surdas-mudas a partir de 2017. A empresa implantará o primeiro aplicativo de atendimento ao cliente com mediação de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) via smartphones e tablets. O cliente poderá agendar atendimento com antecedência e será apoiado na comunicação com a central de atendimento por um profissional que domina Libras.

Atualmente, a legislação prevê obrigatoriedade do atendimento especial a surdos-mudos, mas o recurso adotado são as conversas via chat. No entanto, estatísticas indicam que 70% da população com deficiência auditiva no País, formada por 9 milhões de brasileiros segundo o último censo do IBGE, é incapaz de escrever ou ler em português. A comunicação entre os surdos-mudos fica restrita ao grupo que tem a mesma deficiência ou a familiares que conhecem Libras, configurando uma espécie de isolamento social.

“Ao oferecer atendimento com intérprete garantimos ao deficiente auditivo o direito de exercer sua autonomia e cidadania. É mais um benefício viabilizado pela tecnologia e a transformação digital”, diz o vice-presidente de Qualidade e Atenção ao Cliente da Vivo, Ciro Kawamura. A data de lançamento do serviço ainda não está definida, mas a plataforma já está em fase de testes com funcionários. O projeto prevê desenvolvimento de sistemas, treinamento e integração.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.