INVEJA É O PECADO MORTAL DAS REDES SOCIAIS

0

As mídias sociais começaram como uma forma de ficar em contato com amigos e compartilhar momentos felizes. Porém, os resultados do estudo mais recente da Kaspersky Lab indicam que, atualmente, as mídias sociais causam sentimentos negativos em muitas pessoas. O desejo de receber curtidas e não receber o número que se imaginava em uma postagem é o que mais faz com que a maioria das pessoas se sinta deprimida ou descontente, e 42% dizem sentir inveja quando seus amigos ganham mais curtidas que elas. Além disso, a pesquisa mostra que as pessoas invejam as vidas aparentemente mais divertidas de seus amigos nas mídias sociais.

Em uma pesquisa com 16.750 pessoas do mundo inteiro, a Kaspersky Lab revelou a frustração causada pelas mídias sociais. Muitas vezes, depois de passar algum tempo nas redes sociais, as pessoas vivenciam emoções negativas geradas por diversos fatores que prevalecem sobre seus efeitos positivos.

Os usuários acessam as redes sociais por motivos benéficos e para se sentir bem. A maioria das pessoas (65%) usa as redes sociais para manter o contato com amigos e colegas, e para ver postagens divertidas e curiosas (60%). As pessoas também dedicam um tempo significativo para criar um perfil digital e preenchê-lo com todos os tipos de histórias positivas, postando coisas que as façam sorrir (61%) e contando nas redes sobre tudo de bom que estão fazendo em seus momentos de folga e suas férias (43%).

Embora seja compreensível que 72% das pessoas se incomode com a publicidade, que tornou-se extremamente invasiva e interrompe a comunicação online, os motivos de frustração são mais profundos. Apesar do desejo de sentir-se bem com a interação nas mídias sociais, quando as pessoas veem as postagens felizes de seus amigos sobre suas férias, atividades e festas, muitas vezes elas têm a sensação amarga de que as outras pessoas aproveitam a vida melhor que elas. Por exemplo, 59% já se sentiram descontentes ao ver postagens de amigos em uma festa para a qual não foram convidadas, e 45% confessaram que as fotos das férias felizes de seus amigos tiveram uma influência negativa sobre elas. Além disso, 37% também admitiram que, ao examinar suas próprias postagens antigas e felizes, tiveram a sensação de que seu passado foi melhor que o presente.

Uma pesquisa anterior também demonstrou a frustração das pessoas com as mídias sociais. Nela, 78% dos usuários admitiram já ter pensado na possibilidade de abandoná-las completamente. A única coisa que faz as pessoas permanecerem nas mídias sociais é o medo de perder suas recordações digitais, como as fotos, e o contato com os amigos. Talvez seja difícil resolver a questão do contato com amigos, mas a Kaspersky Lab está trabalhando em uma solução para ajudar as pessoas a guardar suas lembranças digitais.

“Nossa relação com as mídias sociais tornou-se um círculo vicioso. Queremos entrar em nossas redes sociais favoritas para contar a todos os nossos contatos sobre as coisas legais que estamos fazendo; isso traz uma sensação boa”, diz Evgeny Chereshnev, chefe de mídias sociais da Kaspersky Lab. “Porém, na realidade, todos estamos fazendo as mesmas coisas. Então, quando acessamos as mídias sociais, somos bombardeados com imagens e postagens de nossos amigos se divertindo. E parece que estão aproveitando a vida melhor que nós. É fácil entender por que isso faz as pessoas se sentirem deprimidas e porque tantas pessoas pensam na possibilidade de abandonar totalmente as redes sociais. A dificuldade é que elas acham que estão presas, pois têm inúmeras recordações preciosas armazenadas nas mídias sociais e não querem perder o acesso a elas.”

Para que as pessoas possam decidir com mais liberdade se desejam permanecer nas redes sociais ou abandoná-las sem perder suas lembranças digitais, a Kaspersky Lab está desenvolvendo um novo aplicativo, o FFForget, que possibilitará o backup de todas as recordações dos usuários nas redes sociais que utilizam e seu armazenamento em um contêiner de memórias criptografado e seguro. Assim, as pessoas poderão sair de qualquer rede livremente quando quiserem, sem perder o que pertence a elas: suas vidas digitais.

O lançamento do FFForget está planejado para 2017. Os usuários interessados podem se inscrever em ffforget.kaspersky.com para receber novidades e informações, fazer comentários e ter acesso antes dos outros.
Sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab é a maior empresa de capital fechado e uma das empresas no segmento de segurança de computadores que mais cresce no mundo. A empresa está classificada entre os quatro principais fornecedores de soluções de segurança para usuários de endpoints do mundo (IDC, 2014). Desde 1997, a Kaspersky Lab inova na área de segurança cibernética e oferece soluções de segurança digital e informações estratégicas eficientes para grandes corporações, empresas de pequeno e médio porte e para o consumidor final. A Kaspersky Lab é uma empresa internacional que opera em quase 200 países e territórios no mundo inteiro, fornecendo proteção para mais de 400 milhões de usuários.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP