POKEMON GO NÃO DÁ RETORNO ÀS MARCAS

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A Câmara Americana de Comércio/Amcham entrevistou 275 profissionais durante o Fórum de Marketing promovido pela entidade, em São Paulo. Apesar da grande visibilidade, fenômenos digitais como “Pokemon Go” trazem baixo impacto comercial para marcas, segundo avaliação de 58% dos profissionais de marketing brasileiros. Esta é a conclusão de pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) com 275 profissionais de comunicação e marketing de empresas e agências

A Amcham aplicou a sondagem durante Fórum de Marketing, em São Paulo, no último dia 16/8. Na enquete, a maioria (58%) dos profissionais avaliou como pontual o retorno de ações de marketing atreladas a fenômenos digitais, como o do jogo da Nintendo. Outros 31% dos entrevistados informaram acreditar em retorno significativo tanto comercialmente como de relevância de marca. Uma parcela de 10% avalia como insignificativo o retorno.

Impacto do digital
Os entrevistados avaliam que hoje o maior impacto do digital está no redesenho do perfil do profissional de marketing e na reestruturação das empresas para atender à mudança cultural do consumidor. Em 79% das empresas, a estrutura do departamento e núcleo de marketing ainda não acompanhou totalmente as transformações do mundo digital. No caso de 39% delas, a jornada digital da companhia ainda requer grandes ajustes de estrutura, recursos e colaboradores. Outros 15% não iniciaram a readequação, e 8% já se enxerga totalmente online.

Além disso, na avaliação de 76%, o atual modelo de formação brasileiro não está adequado à nova demanda de mercado. Como resultado do descompasso entre formação e mercado, segundo 91%, marcas e agências devem viver cenário de guerra por talentos e escassez de mão de obra. Para 61%, hoje a demanda ainda está controlada, mas a tendência no curto prazo é de falta de profissionais, em virtude também da retomada da economia. Outros 31% enxergam já no presente uma demanda aquecida e com escassez de pessoas.

Dentre as características dos profissionais de marketing mais procuradas pelo mercado, estão: inovação e criatividade na gestão de marcas, produtos e do próprio negócio (34%); habilidade para integração entre canais online e offline (21%); e gestão da interação marca/cliente (19%).

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