DAIMLER INVESTE NO CARRO DO FUTURO

0

A Daimler AG tem avaliado o impacto de seus veículos no meio ambiente durante toda a vida útil. No ano passado, mesmo diante de um aumento de 5% de sua produção, a Companhia conseguiu reduzir em 2,5% as emissões de CO2. Isso foi possível graças à adoção de medidas de economia de energia, além de a transição para combustíveis com menor teor de CO2.  Esse resultado foi destacado no Relatório Anual de Sustentabilidade do Grupo juntamente com a informação sobre a redução de mais de 27% das emissões da frota europeia de automóveis desde 2007.

Os automóveis S 500 PLUG-IN HYBRID e o C 350, apresentados ao mercado recentemente, são exemplos de modelos com baixas emissões. Com baixos índices de CO2 (65 g/km e 48 g/km, respectivamente), deixam uma mensagem clara para o futuro. Esses automóveis fazem parte da vanguarda de uma produção em larga escala da marca Mercedes-Benz, que atingirá o total de dez veículos Plug-In Hybrids até 2017.

Além de a tecnologia híbrida, a Daimler AG também está destacando a condução autônoma para a mobilidade do futuro. Com a inédita viagem do S 500 INTELLIGENT DRIVE entre as cidades alemãs de Mannheim e Pforzheim em 2013, por cerca de 90 quilômetros, a Mercedes-Benz foi a primeira marca de automóveis no mundo a provar que a direção urbana e interurbana autônoma já é possível. Esse marco destacou o avanço no desenvolvimento dessa tecnologia que um ano depois estava presente no caminhão do futuro “Future Truck 2025”, como também no atual veículo de pesquisa, o F 015 Luxury in Motion (luxo em movimento). Este apresenta um conceito revolucionário em seu interior para mostrar como o espaço e o tempo poderão ser usados futuramente com vantagens e segurança pelo condutor.

Muitos dos clientes estão usando funções de condução parcialmente automatizada nos automóveis das linhas S, E e C, como também, em breve, no novo GLE Cupê. “Desenvolvemos essas tecnologias e tornamos a condução autônoma cada vez mais tangível com cada geração dos sistemas de assistência ao motorista. Os requisitos para levar a direção autônoma à estrada, entretanto, vão muito além dos aspectos técnicos e incluem também o esclarecimento das questões jurídicas e éticas,” declarou o Professor Thomas Weber, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da Divisão da Mercedes-Benz Automóveis.

Questões jurídicas e éticas da condução autônoma

Além de desenvolver os veículos, a Daimler tem colocado em evidência o diálogo sobre as questões jurídicas e éticas relacionadas à condução autônoma. “Como se comporta um veículo autoconduzido em caso de acidente iminente? Quais são as consequências com relação à responsabilidade e seguro? Essas são apenas algumas das perguntas para as quais precisamos de respostas por meio do discurso social”, afirmou a Dra. Christine Hohmann-Dennhardt, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pelas Questões de Integridade e Jurídicas, na apresentação do Relatório de Sustentabilidade de 2014. A juíza do tribunal constitucional alemão está convencida de que “a condução autônoma responsável está baseada na lei e na ética”.

Este ano, a Dra. Hohmann-Dennhardt deu início a várias medidas relativas à questão da “Ética e Legislação”. Um comitê diretivo formado por especialistas de várias divisões de unidades da Daimler está tratando das questões jurídicas e éticas relacionadas à condução autônoma. O comitê recebe informações importantes do Conselho Consultivo de Integridade e Responsabilidade Corporativa, uma entidade externa que tem fornecido à Daimler suporte crítico e construtivo desde 2012.

No outono, pela primeira vez, a Daimler promoverá uma conferência com especialistas sobre “Direção autônoma, Legislação e Ética”. O objetivo é continuar o diálogo com representantes das áreas de economia, ciência, política e ONGs. O discurso principal será feito pelo Dr. Julian Nida-Rümelin, professor de filosofia da LMU de Munique, e o ministro de Estado da Cultura, que está trabalhando em questões relativas à ética da robótica e das máquinas.

As questões jurídicas e éticas relativas a essa tecnologia também serão avaliadas durante o Diálogo de Sustentabilidade de 2015. Esse evento, que acontecerá em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 11 e 12 de novembro, reunirá cerca de 100 participantes externos e especialistas da Daimler para discutir os assuntos mais recentes sobre sustentabilidade.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP