GOOGLE NA LUTA CONTRA A CENSURA ONLINE

0

A Associação Interamericana de Imprensa (SIP) e o Google anunciam uma nova parceria para combater os ataques DDoS como ferramenta de censura, e expandir a disponibilidade e adoção do Projeto Shield, um serviço gratuito desenvolvido pela Jigsaw que utiliza a tecnologia e infraestrutura do Google para proteger a liberdade de expressão e os sites de notícias de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) em toda a América Latina.  O objetivo da parceria entre a SIP e Google é garantir que todos os membros da associação estejam protegidos contra ataques DDoS. O Projeto Shield, serviço da Jigsaw, está disponível para empresas jornalísticas independentes, de todos os tamanhos, além de organizações de direitos humanos, e grupos de acompanhamento eleitoral, todos que, frequentemente, são alvos de ataques DDos. Os ataques DDoS são considerados uma das formas mais perigosas de censura digital no século 21 e estão crescendo a um ritmo alarmante.

 

As publicações de notícias estão, especialmente, em risco de serem alvos de ataques por questões políticas, econômicas ou pessoais. Os ataques DDoS têm derrubado editoras grandes e pequenas, desde o TechCrunch e Página12 até a BBC. De acordo com um relatório NeuStar, as chances de uma empresa ser atacada pela primeira vez são de 50%, e a chance de ser atacada novamente é de 80%. Estima-se que 50% dos sites de mídia já foram atingidos.

 

“A SIP tem estado na linha de frente na defesa pela liberdade de expressão desde quando foi criada”, disse Pierre Manigault, presidente da Associação Interamericana de Imprensa, durante a Assembleia Geral da organização na Cidade do México. “À medida que o consumo de notícias tem sido cada vez mais digital, há evidências preocupantes de que novas formas de censura estão crescendo, o que poderia limitar a capacidade dos editores de entregarem notícias, opiniões e análises para um número cada vez maior de pessoas nas Américas. Por meio desta parceria, esperamos oferecer proteção total contra ataques DDoS para grandes e pequenas editoras em toda a região.”

 

O Projeto Shield foi criado pela Jigsaw, uma empresa da Alphabet, controladora do Google. O serviço gratuito foi lançado no início de 2016 como uma forma de defender as organizações jornalísticas do mundo de ataques DDoS, e é parte do objetivo maior da Jigsaw de acabar com a censura repressiva online. O Projeto Shield é gratuito para organizações elegíveis e os novos usuários podem se inscrever aqui.

 

“Estamos muito contentes em anunciar esta nova parceria com a SIP para proteger as publicações de notícias em toda a América Latina”, disse George Conard, gerente de produto da Jigsaw que lidera a equipe do Projeto Shield. “Nosso objetivo é acabar com censura online repressiva, e defender as publicações contra ataques DDoS, um passo crucial para eliminá-los como uma ameaça à liberdade de expressão.”

 

O Projeto Shield utiliza um sistema de defesa multi-camadas e é construído com a infraestrutura sofisticada do Google para proteger as publicações contra toda a gama de ataques DDoS, grandes e pequenos, vetoriais e multi-vetoriais. Ou seja, o Projeto Shield utiliza as próprias defesas do Google e capacidade de rede para proteger sites de notícias de ataques DDoS.

 

Sobre a Jigsaw

A Jigsaw é uma empresa do grupo Alphabet, controladora da Google, que desenvolve tecnologia para enfrentar alguns dos maiores desafios globais de segurança do mundo hoje – desde combater a censura online e minimizar as ameaças de ataques digitais a combater o extremismo violento e proteger as pessoas de perseguições e ódio online.

 

Sobre o Google Inc.

O Google é uma empresa líder mundial em tecnologia que tem como objetivo melhorar a forma como as pessoas estão conectadas às informações. As inovações do Google em busca na Internet e publicidade online têm feito do seu website um dos principais produtos de internet e sua marca uma das mais reconhecidas no mundo todo.

 

Sobre a SIP

A SIP é uma organização sem fins lucrativos dedicada à defesa e promoção da liberdade de imprensa e de expressão nas Américas. Ela é composta por mais de 1.300 publicações impressas de todo o Hemisfério Ocidental e tem sede em Miami, Flórida.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.