PEUGEOT FRACTAL: UM CONCEITO, NOVAS IDEIAS

0

A PEUGEOT do Brasil prepara uma série de atrações para a 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, maior mostra automobilística da América Latina e que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro de 2016 na capital paulista. Entre os destaques está o Fractal, cupê urbano elétrico que explora novos universos: além de mostrar como será o i-Cockpit® PEUGEOT no futuro. O conceito também se dedica de diferentes formas ao uso da acústica no design automotivo. O resultado leva o protótipo a um nível de percepção auditiva que enriquece ainda mais a experiência de condução.

O sistema de áudio, aliás, foi criado pelo designer de som brasileiro Amon Tobin, e pode ser comandado por meio de um relógio de pulso inteligente. Com o som ligado, deixa-se de lado as sensações normalmente percebidas pelos cinco sentidos para dar início a uma experiência única.

 

PEUGEOT FRACTAL: visão geral

 

A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a FOCAL, líder francesa em sistemas de som, projetaram um inovador sistema que combina alta qualidade sonora em 13 alto-falantes incorporados atrás dos bancos. Este sistema acentua o som grave e imprime uma característica adicional ao i-Cockpit®.

Já o head-up display do carro-conceito possui tela holográfica de alta definição e tela de policarbonato com informações que podem ser personalizadas pelo condutor.

O PEUGEOT Fractal é uma incubadora de idéias que explora novos processos de projeto e fabricação, tendo mais de 80% de suas peças interiores impressas em 3D, enquanto baterias de íons de lítio de 40 kW alimentam os motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potência total de 204 cavalos, com autonomia de até 450 km.

A distância variável do solo permite ao veículo se adaptar a diferentes tipos de terreno. A altura pode aumentar ou diminuir em até 7 cm para melhorar a aerodinâmica e aumentar a vida útil da bateria. Essa distância pode ainda crescer para 11 cm em ambientes urbanos, permitindo ao carro transpor obstáculos sem dificuldade.

PEUGEOT i-Cockpit®: ampliando os sentidos

O PEUGEOT i-Cockpit® oferece uma experiência inigualável que combina ergonomia instintiva com um ambiente sem precedentes. A escolha dos materiais é inspirada nos auditórios e estúdios de gravação: carvalho escuro decora o painel de instrumentos, painéis de portas e assentos; peças em cobre nas conexões de áudio percorrem o interior e itens em 3D aumentam o conforto acústico. Uma malha têxtil em 3D cobre os assentos, que têm acabamento em couro branco.

Para garantir o controle permanente, o banco do motorista fornece respostas cinestésicas com base na dirigibilidade do PEUGEOT Fractal. O volante intuitivo e compacto possui um touchpad integrado em cada um dos seus dois raios. Sensores controlados pelo polegar acionam uma variedade de funções e equipamentos do veículo, sendo que o sensor posicionado do lado direito abriga as funções para ativar o sistema de acionamento elétrico.

Uma tela tátil em Amoled de 7,7 polegadas embutida no console central pode ser usada para controlar todos os recursos do concept car, enquanto o head-up display fornece leitura digital holográfica em uma tela de policarbonato para informações adicionais – o display digital de 12,3 polegadas em HD é personalizável para atender às preferências individuais.

O modelo é uma verdadeira incubadora de ideias que explora o uso de impressão 3D para criar formas que não podem ser obtidas através de qualquer outro processo. As peças e componentes resultantes representam mais de 80% das superfícies do interior e oferecem uma combinação de estilo e real funcionalidade.

 

Cupê urbano elétrico

 

O modelo é extremamente compacto, com 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura, permitindo transitar com tranquilidade pelo tráfego pesado. As rodas de 19 polegadas estão posicionadas nas extremidades do carro, com um balanço dianteiro e traseiro de apenas 0,52 m, facilitando as manobras na cidade.

O PEUGEOT Fractal estabelece um equilíbrio natural e apresenta uma unidade de tração elétrica que permite uma nova arquitetura, na qual todos os componentes estão posicionados em nome da eficiência. A bateria de íons de lítio está alojada no túnel central, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a distribuição de peso.

Ela alimenta dois motores elétricos, cada um com 102 cavalos de potência, que equipam os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de acionamento melhora a aerodinâmica do carro, refletindo-se na menor necessidade de ar para o resfriamento do motor.

Seu estilo incorpora as linhas dinâmicas do carro ao ambiente urbano. Uma linha reta divide a pintura com acabamento duplo, aumentando ainda mais a sensação de vitalidade com uma mudança acentuada do branco ao preto na dobradiça das portas. A parte superior da carroceria possui teto removível para transformar o cupê em um cabriolet.

Uma faixa de LED na traseira mostra a carga da bateria por meio de um display, e os LEDs também atuam como luzes traseiras quando o PEUGEOT Fractal está se movendo. A assinatura luminosa na dianteira começa abaixo da grade e flui sobre os faróis.

A assinatura sonora é única, para mantê-lo em sintonia com as pessoas ao seu redor, especialmente pedestres e ciclistas: qualquer um deles prestes a sair da via sem olhar será alertado sobre a presença do veículo.

O conceito também torna a vida cotidiana mais fácil para o usuário por meio da utilização do relógio inteligente Samsung Gear S, que fornece informação contínua sobre o estado da bateria, tempo de carga, temperatura interior e localização. O relógio dá ao motorista acesso ao conceito com um toque para abrir as portas e personalizar o funcionamento do ar-condicionado e sistema de som, por exemplo.

Uso inovador de som para uma experiência de condução mais instintiva

“Os motoristas precisam processar uma quantidade crescente de informações dentro de seus veículos, o que exige cada vez mais atenção. A ergonomia acústica melhora a interação com o PEUGEOT i-Cockpit® e torna mais fácil manter os olhos na estrada. As fontes de som que se espalham pelo carro permitem ao condutor absorver e compreender a informação de forma mais fácil e eficaz”, diz Vincent Roussarie, especialista em Serviços Acústicos da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA.

A StelLab, unidade de pesquisa da PSA PEUGEOT CITROËN, e a FOCAL projetaram um inovador sistema de som e um software para proporcionar uma experiência completamente imersiva, controlando individualmente cada alto-falante. Essa tecnologia de som digital simula o ouvido humano, as fontes de som são criadas virtualmente e a localização delas foi projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor. Por exemplo: quando o sistema de navegação está em uso, o som do comando de voz parece vir da frente do carro. Durante o deslocamento, a fonte se move em direção à cabine e muda para onde o carro precisa virar. Nos cruzamentos, o som fica mais próximo para alertar sobre a necessidade de mudança dedireção.

Para explorar todo o seu potencial, o sistema de som tem, na parte da frente, três alto-falantes de médio e alto alcance, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer. Na parte de trás, dois alto-falantes de médio alcance, dois tweeters e um subwoofer. A FOCAL também criou uma membrana de fibra de linho para os alto-falantes processarem o som fielmente. Batizada de FLAX, a tecnologia é caracterizada por um som muito natural, rico na reprodução de som grave. A restituição na área dos passageiros é fornecida por sete alto-falantes FLAX e quatro tweeters de cúpula invertida de magnésio, enquanto dois subwoofers cuidam do som grave. O conjunto tem ainda quatro amplificadores FD compactos, constituídos por um total de catorze canais de amplificação de 1.600 watts.

O PEUGEOT Fractal também incopora um sistema tátil de som grave de dois canais na parte de trás de cada assento. Desenvolvido pela SubPac, uma start-up americana, ele oferece uma nova experiência sensorial física, permitindo que o som grave viaje através de um meio sólido ao invés de somente pelo ar, ou seja, as ondas de som alcançam a orelha por meio do corpo do ouvinte. Isso dá ao passageiro uma experiência de som grave mais imersiva e personalizada, sem causar interferências indesejadas no ambiente ao redor.

A PEUGEOT trouxe o designer de som brasileiro Amon Tobin para “assinar” o som externo do PEUGEOT Fractal. Assim, o carro-conceito se mantém em sintonia com outros usuários da estrada, como pedestres e ciclistas, que são alertados pela presença do cupê por diferentes sons específicos para a condição do veículo, como aceleração, desaceleração e velocidade de cruzeiro.

O interior transmite a identidade da Marca por meio de um projeto de áudio original que dá “voz” para funções como ignição, indicadores, perigos, luzes e vários recursos de navegação. “O PEUGEOT Fractal é fruto da colaboração entre artistas que exploram novos horizontes. Nós trabalhamos com os designers para unir nossos recursos de inspiração. O estilo é inspirado pelo som, e meu projeto baseia-se em materiais do carro-conceito”, comenta Amon Tobin.

Elétrico de alto desempenho: 204 cv e 0 a 100 km/h em 6,8 segundos

O sistema de motorização elétrica foi concebido para aperfeiçoar a aerodinâmica e trazer características inéditas no segmento. A performance do PEUGEOT Fractal foi melhorada com a instalação da bateria de íons de lítio na parte central do assoalho, fazendo com que o peso do veículo seja redistribuído e o centro de gravidade seja extremamente baixo.

Os 40 kW da bateria alimentam dois motores elétricos de 102 cavalos, um em cada eixo, e oferecem uma autonomia de 450 km. O sistema gerencia a potência de acordo com as condições de direção. Com isso, os 204 cavalos de potência máxima são distribuídos com base na aderência para melhorar a tração e recuperação de energia, e também leva em consideração a transferência de peso e as diferentes relações de transmissão dos motores elétricos. Durante a aceleração, o motor traseiro entra em ação primeiro, com o motor do eixo da frente gradualmente funcionando a partir dos 100 km/h.

A direção elétrica em conjunto com a tração nas quatro rodas garante uma eficiência notável na cidade e estabilidade em alta velocidade. A suspensão pneumática pode funcionar automaticamente ou ser controlada pelo motorista para ajustar a altura em relação ao solo entre 7 cm e 11 cm: a posição mais baixa privilegia a aerodinâmica na estrada e estende a autonomia, já a posição mais elevada permite que o carro transite na cidade passando com tranquilidade pelos obstáculos.

Com peso total de apenas 1.000 kg, o cupê vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e pode cobrir 1.000 metros partindo da imobilidade em 28,8 segundos. Com o PEUGEOT Fractal, a PEUGEOT reforça a visual de futuro proporcionada pelo i-Cockpit®, com uma experiência de condução ainda mais agradável e instintiva.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP