UM SALÃO “QUANTÁSTICO”

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Genebra (PRNEWSWIRE) – A nanoFlowcell AG abriu hoje sua apresentação no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (Geneva International Motor Show) com duas estreias mundiais: o QUANT F e o QUANTiNO, primeiro veículo elétrico de baixa voltagem de todo o mundo com autonomia de 1 mil quilômetros e que dispensa, é claro, o petróleo e aponta o futuro da indústria automobilística mundial. A empresa transformou o local, segundo um de seus executivos, num salão “Quantástico”. Faz sentido.
Nunzio La Vecchia, diretor técnico da nanoFlowcell AG, apresentou os dois modelos ao público afirmando que “a tecnologia de célula de fluxo (flow-cell) é a mais promissora e com o maior potencial para o futuro da mobilidade elétrica sustentável sem emissões nocivas”. Segundo ele, essa tecnologia oferece uma enorme autonomia bem como um desempenho excepcional. “Para nós, ela representa a melhor alternativa para os veículos elétricos movidos à bateria ou célula de combustível. O sistema de acionamento com célula de fluxo elimina várias desvantagens inerentes aos sistemas de acionamento existentes e também é mais efetivo em relação aos custos. Em nossa opinião, a célula de fluxo é o futuro da mobilidade elétrica”, enfatizou Nunzio La Vecchia depois das duas estreias mundiais apresentadas pela nanoFlowcell AG.

Além do QUANT F, foi apresentado o primeiro veículo QUANT de baixa voltagem do mundo como um carro conceitual. Operando com voltagem avaliada de apenas 48 V, o QUANTiNO gera uma potência de quatro vezes 25 kW/136 hp, por meio de uma combinação de nanoFlowcell, sistema de buffer e motores elétricos. O QUANTiNO tem velocidade máxima de mais de 200 km/h e autonomia de mais de 1.000 km. Com espaço para 4 pessoas e comprimento de 3,91 metros, o carro impressiona por seu design exclusivo. Um detalhe incrível são as rodas de 22 polegadas, que o QUANTiNO herdou de seus irmãos maiores, o QUANT E e o QUANT F.

Com seus dois tanques de 175 litros cada, o QUANTiNO tem capacidade total de 350 litros de líquidos iônicos, um com carga positiva e o outro com carga negativa. O processo de reabastecimento é similar ao procedimento atual, a única diferença é que os dois tanques são enchidos simultaneamente com líquidos diferentes.

“Sendo o primeiro veículo QUANT de baixa voltagem, a autonomia de mais de 1.000 km do QUANTiNO é bastante inovadora. Os sistemas de baixa voltagem são o complemento ideal para nossa nanoFlowcell. Com voltagem avaliada de apenas 48 volts e as altas correntes que a nanoFlowcell pode gerar em combinação com o sistema buffer, estamos alcançando uma grande autonomia e excepcionais coeficientes de desempenho em operação totalmente elétrica. Como um veículo elétrico para o público em geral, o QUANTiNO representa um conceito relativamente econômico com grande potencial para o futuro. Um primeiro protótipo está programado para ser testado nas ruas ainda em 2015. Estamos também contando com a rápida homologação enquanto nos preparamos para a produção em série”, acrescentou La Vecchia.

“O Salão do Automóvel de Genebra deste ano será QUANTástico”, comentou com entusiasmo o Professor Jens Ellermann, Presidente da Diretoria da nanoFlowcell AG, que está muito satisfeito com a resposta positiva que as estreias mundiais do QUANT F e do QUANTiNO provocaram entre os visitantes do salão de automóveis.

“Em nossa opinião, o futuro da mobilidade elétrica é claramente a célula de fluxo. Qualquer pessoa que lida profissionalmente com o futuro da mobilidade elétrica e com tecnologias sustentáveis de acionamento não poderá mais ignorar o tópico da célula de fluxo”, acrescentou o Professor Jens Ellermann.

A companhia nanoFlowcell AG irá também expandir suas atividades com base na célula de fluxo. “As aplicações em potencial para a nanoFlowcell cobrem uma série bem diversificada e não apenas no setor automotivo. Por esta razão, estendemos nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento para outros campos e setores da indústria. A tecnologia da célula de fluxo é também interessante para setores como aeroespacial, ferrovias e navegação, transporte rodoviário, construção de habitações e serviços de construção. Já estão sendo realizadas conversas iniciais que exploram oportunidades para projetos de cooperação com companhias internacionais líderes nestes setores”, enfatizou Nunzio La Vecchia.

“Em um esforço para impulsionar o crescimento e as oportunidades de desenvolvimento associadas com a nanoFlowcell, estamos atualmente considerando uma série diversificada de opções estratégicas, incluindo uma possível IPO (oferta pública inicial). As primeiras conversas promissoras já estão sendo realizadas”, disse Nunzio La Vecchia, comentando sobre as oportunidades e planos de desenvolvimento da nanoFlowcell AG.
“Com estes novos modelos QUANT, estamos dando início a uma nova geração de mobilidade elétrica e, ainda assim, o escopo da nanoFlowcell é muito maior. Reconhecer e desenvolver este escopo sistematicamente é o trabalho que temos à nossa frente durante os próximos meses e anos”, disse o Prof. Ellermann.

 

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Carlos Franco

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