VW: O GOLF CONECTADO

0

A Volkswagen anuncia o lançamento do Connected Golf – o carro mais conectado da atualidade. Essa versão elétrica do Golf, que é equipada com um sistema de informação e entretenimento de última geração (“Discover Pro”), incorpora uma enorme gama de aplicativos, smartphones e tabletes, por meio de seu avançado sistema de gerenciamento de interface e da Volkswagen Car-Net.

Volkswagen Car-Net

Quatro grupos. A plataforma online Volkswagen Car-Net dá acesso a conteúdo e serviços individuais de informação e entretenimento. Os vários serviços e aplicações da Volkswagen Car-Net são organizados em quatro grupos principais: Guide & Inform, e-Remote, Safe & Secure (na Europa chamado de Security & Service) e App Connect. Eles são aplicados de acordo com cada país.

App Connect. A Volkswagen é uma das primeiras fabricantes de automóveis a integrar a maioria dos sistemas operacionais mais importantes dos smartfones em seu carro de exibições Connected Golf, baseado no App Connect. As três interfaces de software que formam a base do App Connect são o Mirror Link (incluindo Samsung, HTC, LG e Sony), o Android Auto (Google) e o CarPlay (Apple). Essas interfaces permitem ao motorista utilizar diferentes aplicativos de smartfones integrados ao sistema de informação e entretenimento.

Networking e navegação inteligentes Além de aplicativos da Volkswagen Car-Net, o Media Control também permite a integração ao sistema de infotainment do Connected Golf de tablets e smartwatches. O Media Control utiliza um aplicativo especial que cria um sistema de entretenimento de nova era para o banco traseiro.

O Travel Link também está instalado no Connected Golf. Nos Estados Unidos, o sistema também transforma o rádio em um centro de informações, acessando e exibindo dados de satélite, como informações sobre o clima e resultados esportivos.

Regular Routes é o nome de uma função através da qual o sistema de navegação detecta automaticamente – sem necessidade de ativação pelo motorista – situações difíceis no trânsito ao longo do caminho diário para o trabalho, por exemplo. Nesses casos, ele sugere espontaneamente uma rota alternativa que não esteja congestionada. Todas essas inovações mostradas no Connected Golf em Las Vegas já estão em produção e serão introduzidas em breve. Enquanto isso, outro tema para o futuro dos carros de série está sendo abordado pela solução conhecida como Parking Guide – uma tecnologia para localizar espaços de estacionamento disponíveis.

App Connect

Um único sistema de infotainment para quase todos os smartfones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – por ocasião do lançamento do Polo em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartfones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, em 2015, a Volkswagen irá expandir a gama de plataformas de smartfones, acrescentando sistemas da Apple (Car Play) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos através da tela de toque do sistema de informação e entretenimento. No futuro, a Volkswagen irá incluir os sistemas Car Play, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App Connect.

MirrorLink. Em 2014, a Volkswagen inclui sua primeira plataforma para smartfones em automóveis: MirrorLink. O MirrorLink torna possível mostrar conteúdos e operar funções do smartfone por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartfone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos dos smartfones são “espelhados” na tela de toque do carro e, como mencionado, sua operação é feita por meio do sistema de infotainment.

Como os aplicativos de smartfones estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Os aplicativos da Volkswagen disponíveis no MirrorLink são: My Guide, Think Blue. Trainer, Shared Audio e Sound Journey. A partir de agora, esses aplicativos estarão disponíveis não apenas para o Mirror Link, mas também para todas as tecnologias App Connect nos Estados Unidos.

• My Guide: Este aplicativo sugere atrações na região próxima ao carro. Restaurantes, por exemplo, podem ser escolhidos e integrados à navegação.

• Think Blue. Trainer: O Think Blue. O aplicativo Trainer ajuda o motorista a dirigir de forma eficiente e ambientalmente amigável.

• Shared Audio: Este aplicativo permite que qualquer pessoa no veículo repasse suas músicas favoritas de uma lista de execução compartilhada e as execute dentro do carro.

• Sound Journey: As funções desse aplicativo convertem cada trecho do caminho numa canção “composta” com base nos dados do veículo e um gênero musical.

No futuro, as opções do MirrorLink serão ampliadas não apenas com novos aplicativos da Volkswagen, mas também com programas de parceiros externos. No momento, já estão disponíveis o Glympse, Aupeo!, miRoamer e Parkopedia.

• Glympse: O motorista e os passageiros podem usar o Glympse para comunicar sua localização a amigos e conhecidos.

• Aupeo!: Esse aplicativo foi desenvolvido para curtir música. Ele funciona como uma estação de rádio que pode ser adaptada ao gosto pessoal.

• miRoamer: Esse aplicativo dá aceso à maior seleção de rádios via Internet do mundo.

• Parkopedia: é a maior fornecedora do mundo de informações sobre locais de estacionamento. Ela permite ao usuário encontrar uma vaga disponível com maior rapidez, baseada em informações sobre disponibilidade de espaço, horários de funcionamento e preços.

Apple CarPlay. Em 2015, a Volkswagen também oferecerá o CarPlay da Apple, como mostrado no CES, em Las Vegas, no Connected Golf. Ele permite que qualquer pessoa com um iPhone 5, 5C, 5S, 6 ou 6 Plus utilize numerosos aplicativos de seus telefones por meio do sistema de infotainment. Nesse sistema, também, os programas dos smartfones são “espelhados”. O CarPlay conecta os aplicativos do iPhone Telephone, News, Maps e Music ao sistema de infotainment através de uma interface USB. Os aplicativos são controlados dentro do carro da Volkswagen por meio da tela sensível ao toque do sistema de informação e entretenimento ou por controle de voz via Siri (Apple).

• Telephone: Permite que tudo funcione como no iPhone. Na tela de toque, os usuários podem executar as funções: atender chamada, finalizar chamada, emudecer o telefone, mostrar o teclado, consultar a agenda telefônica e recuperar mensagens de voz. Como alternativa, tudo isso pode ser feito através do sistema Siri (pressionando o botão de controle de voz no volante multifuncional).

• News: É muito prático ter as mensagens de texto recebidas lidas pelo Siri. O melhor é que o Siri também pode ser usado para gerar as próprias mensagens de texto do motorista ao dirigir.

• Maps: O CarPlay proporciona toda a funcionalidade do aplicativo Maps no sistema de infotainment. Isso inclui descrições detalhadas da rota (“curva a curva”), informações de trânsito e tempo estimado da viagem.

• Music: O familiar acesso à biblioteca de música é disponibilizado através da tela ou do Siri. O CarPlay também reconhece outros aplicativos de áudio instalados para tocar música, rádio e podcasts no iPhone. Por exemplo: Podcasts, Spotify e Sticher Radio.

Android Auto. O nome já descreve o que ele pode fazer. O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartfones Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro. O Android Auto será oferecido a partir de 2015. Uma conexão USB serve de interface. Os numerosos aplicativos que podem ser incorporados através do Android Auto incluem clássicos como o Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão incluídos: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast, Kik, MLB.com, NPR One, Songza e Umano. Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto através da tela de toque como pelo controle de voz Google Voice. O controle de voz é ativado por um botão no volante multifuncional do Volkswagen.

Guide & Inform. Na Europa, o Guide & Inform oferece serviços como Online Traffic Information, Online Destination Import, Google Earth, Google Street View, My Special Destinations (integração de pontos de interesse personalizados), News, Vehicle Status Report e Weather. Na América do Norte, alguns desses serviços estão integrados ao Travel Link e ao Safe & Secure (ampliado com funções específicas para os EUA). Por isso, nesse momento o Guide & Inform não será disponibilizado.

Safe & Secure. Serviços no conjunto Safe & Secure da Car-Net permitem aos condutores de Volkswagens otimizar sua segurança pessoal.  Um botão “SOS” e um botão de chamada para serviço na estrada, por exemplo, podem ser usados para pedir ajuda prontamente. Além disso, podem ser acessadas muitas informações importantes sobre o carro. O conceito geral é implementado por uma unidade de controle no veículo.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP