DA BAUHAUS A (AGORA!) no MASP

0

Grupos de estudantes participam de uma visita monitorada e de atividades no ateliê local. Para acompanhar a visita, todos recebem gratuitamente o livro educativo “ABC da Coleção de Arte DaimlerChrysler. Manual de trabalho para estudantes brasileiros 2007”, que facilita a compreensão das obras, estimulando reflexões relacionadas à arte.

A expectativa é de que cerca de 12.000 alunos participem do programa educativo de visitas guiadas e que cerca de 60.000 outros visitantes percorram a exposição durante os três meses de permanência em São Paulo.

Durante o mês de setembro, estão participando alunos, entre 10 e 11 anos, que cursam a 4ª série de 10 escolas municipais de São Bernardo do Campo, cidade onde há mais de 50 anos a DaimlerChrysler do Brasil produz caminhões, ônibus e componentes, como motores, eixos e câmbios.

Inaugurada em agosto, a exposição reúne cerca de 100 obras da coleção corporativa da DaimlerChrysler, sediada em Berlim, na Alemanha, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e vídeos, que destacam a arte internacional contemporânea e do século XX.

DA BAUHAUS A (AGORA!)

Em exibição no MASP até 28 de outubro, DA BAUHAUS A (AGORA!) propõe ao visitante um olhar sobre a arte produzida dos anos 20 até hoje e tem como ponto de partida o abstrato Modernismo Clássico, com as principais peças de representantes da Bauhaus Alemã, com artistas, por exemplo, como Oskar Schlemmer, Johannes Itten e Josef Albers, com arte Concreta e Construtivista dos anos 40 a 60, apresentando obras de Max Bill, Camille Graeser e Francois Morellet.

Sob a curadoria de Renate Wiehager, chefe do Departamento de Arte da DaimlerChrysler e do Espaço Contemporâneo de Exposição DaimlerChrysler em Berlim, a exposição faz parte de uma turnê mundial iniciada em 2003 e já passou por importantes museus pelo mundo, entre eles, o Detroit Institute of Arts, nos Estados Unidos; o Museu África de Johannesburgo, o Pretoria Art Museum e a South África National Gallery, na Cidade do Cabo, África do Sul; e na Tokyo City Opera Art Gallery, no Japão.

Com final previsto para 2009, a turnê segue daqui para a Espanha e Singapura. O acervo da coleção, formado ao longo dos últimos 30 anos, consiste de cerca de 1.500 trabalhos entre pinturas, obras de papel, esculturas, instalações, fotografia e vídeo.

Destacam-se ainda as obras dos movimentos Zero e Minimalismo dos anos 60 e 70, representados por artistas como Charlotte Posenenske, Robert Ryman e Daniel Buren. Uma área especial é dedicada a pinturas, desenhos, objetos, obras em neon e esculturas desses que são considerados os mais importantes movimentos artísticos na Europa pós-guerra no fim dos anos 50.

Os automóveis também protagonizam um papel importante na exposição. O carro, como um motivo e ícone da mobilidade, é contemplado em pinturas da série “Carros” de Andy Warhol, além de uma série de desenhos de grande formato do artista Robert Longo, baseado em Nova York, chamados “Carros de cima”, no qual são abordados modelos de carros dos anos 80 e 90.

Além disso, como projeto sucessor ao de Warhol e Longo, está sendo exibido um conjunto de 60 aquarelas de Simone Westerwinter, que se constituem num índice da empresa, com referência a produtos e pessoas que integram o grupo.

Outro ponto relevante da exposição pode ser visto nas cinco obras em vídeo produzidas por Sylvie Fleury, a pedido da DaimlerChrysler França, para a inauguração do novo Centro da Marca Mercedes-Benz em Paris. As imagens mesclam o apelo dos lendários automóveis Mercedes-Benz com as mais recentes idéias contemporâneas dos mundos da arte e da moda numa abordagem tão enigmática quanto elegante.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Período: até 28 de outubro.
Horário: terça-feira a domingo + feriados, das 11h às 18h; quinta-feira até 20h.
A bilheteria fecha com uma hora de antecedência.
Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,00 (estudantes),
Gratuito para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Informações ao público: 11 3251 5644

Share.

About Author

Comments are closed.