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DESPERDÍCIO GOURMET - Revista Publicittà DESPERDÍCIO GOURMET - Revista Publicittà

DESPERDÍCIO GOURMET

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O Banco de Alimentos, associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos no país, conquistou um parceiro de peso para a causa: a JWT Brasil. A equipe da agência criou o “Desperdício Gourmet”, uma deliciosa provocação que envolverá restaurantes de todo o Brasil; o projeto piloto já está em curso em Porto Alegre.

Nos últimos anos no Brasil, inúmeras receitas ganharam uma versão mais sofisticada, gourmet. Do risoto à pipoca, passando pelo hambúrguer, o processo de  gourmetização invadiu o país. Em contrapartida, a cada 10 toneladas de alimentos produzidos, seis vão para o lixo; são 39 mil toneladas desperdiçadas todos os dias – produtos naturais que poderiam alimentar 19 milhões de pessoas diariamente. Com esse cenário em mente, a equipe da JWT Brasil se engajou na causa defendida pela ONG Banco de Alimentos, pioneira no conceito de colheita urbana e ativista do combate ao desperdício de alimentos. O resultado dessa adesão é a ação inusitada Desperdício Gourmet.

Desperdício Gourmet?! O que parece um contrassenso é uma forma criativa de desafiar chefs de todo o país a criar receitas a partir de partes não convencionais dos alimentos – cascas, sementes, talos e folhas –, que têm rotineiramente o lixo como destino. Mais do que criar receitas, o desafio é criar  receitas gourmet de alto nível e com apresentação impecável. O requinte também está na forma de surpreender, literalmente, os clientes. Na mecânica da ação, quando o cliente pede a conta, recebe um folder com a enigmática mensagem: Um dos pratos que você comeu hoje foi feito com ingredientes que sobraram do preparo de outros pratos. Você sabe qual foi?

A partir daí, começa um diálogo sobre o conceito de aproveitamento integral dos alimentos e como essa ideia simples pode combater o desperdício no Brasil. O start da ação foi no restaurante gaúcho Del Barbieri – adesão para os meses de fevereiro e março –, e em outros estabelecimentos de Porto Alegre: Sushi Drive, Chicafundó e Al Dente, que estão servindo entradas-gourmet, como cortesia, preparadas a partir do conceito. O Desperdício Gourmet conta também com iniciativas de chefs e cozinheiros na internet, assinando receitas com o conceito.

Segundo Alessandro Cochetti, gerente de Comunicação da ONG Banco de Alimentos, o novo desafio do Desperdício Gourmet é conquistar a adesão de chefs e donos de restaurantes de outros Estados. ”Em 15 anos de atuação, o Banco de Alimentos sempre contou com parcerias importantes com chefs renomados e, com o apoio da JWT, queremos ampliar e estreitar esse relacionamento. Queremos que os principais protagonistas da gastronomia nacional sejam agentes dessa transformação social ao aderirem à causa de combate ao desperdício alimentos”, salienta, acrescentando que Carla Pernambuco é uma das entusiastas da ação Desperdício Sustentável.

“O Desperdício Gourmet é um projeto inspirado em um comportamento muito curioso que surgiu aqui no Brasil: a gourmetização. Tudo ganhou uma versão gourmet nos últimos tempos. Então,  decidimos gourmetizar partes dos alimentos que iriam para o lixo para provar para as pessoas que elas podem ser muito melhor aproveitadas”, afirma Diego Wortmann, diretor de Criação da JWT.

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