Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Desvendando Mona Lisa. - Revista Publicittà Desvendando Mona Lisa. - Revista Publicittà

Desvendando Mona Lisa.

0

A exposição “Leonardo da Vinci – A Exibição de um gênio” abriga mais de 150 peças inspiradas na vida e obra do pintor, escultor, cientista, arquiteto, engenheiro e inventor italiano, considerado um dos maiores nomes da história do Renascimento e da humanidade.

   Autenticidade – A mostra contempla a essência criativa de Leonardo da Vinci (1452-1519), em todas as facetas de seu legado. Dada a restrita quantidade de originais existentes e a rígida legislação que restringe a circulação destes, todos os trabalhos foram concebidos em solo italiano, por um grupo de artesãos e especialistas europeus coordenados por Modesto Veccia, presidente da Anthropos Foundation e referência mundial na pesquisa do legado davinciano.

   A origem da mostra – Desde a metade da década de 50, famílias de artesãos italianos têm estudado os códigos e os modelos de máquinas desenvolvidos por Da Vinci. As primeiras peças foram encaminhadas para Vinci, cidade de origem do artista, e ao Museu de Milão – onde ainda se encontram em exposição. Nos anos 90, um acervo destas máquinas foi preparado para itinerar por cidades européias como Florença, Veneza, Berlim, Viena, Varsóvia e Atenas. Apesar do formato reduzido, as exposições obtiveram um retorno bem-sucedido, variando entre 50 mil e 100 mil visitas por mês. Em maio de 2006, a Anthropos Foundation e a RYP Australia estabeleceram uma parceria para realizar este conceito, que originou a mostra atual.

   A exposição – “Leonardo da Vinci – A Exibição de um gênio” está dividida em treze segmentos: “Estudos Anatômicos”, “Arte da Guerra”, “Máquinas civis”, “Códices”, “O pai da aviação”, “Máquinas Hidráulicas e Aquáticas”, “Instrumentos Musicais e Ópticos”, “Estudos sobre Física e Mecânica”, “A arte da Renascença”, “O Homem Vitruviano”, “Desenhos da batalha de Anghiari”, “Documentário” e “Vídeos em 2D e 3D sobre o Homem Vitruviano e a Última Ceia”.

      Com 75 máquinas, entre elas, volantes, sistemas de rolamentos de esferas e molas espirais dividem espaço maquetes e modelos em escala original para itens como bicicleta, escavadeira, perfurador, carro de auto-tração e pontes móveis. No segmento bélico, apresentam-se artefatos como catapulta, canhões e tanques, enquanto os projetos aquáticos mostram sua inventividade visionária, trazendo escafandros, equipamentos para respiração e até mesmo um submarino. Entre as contribuições fundamentais para a conquista do espaço aéreo, que incluem o pára-quedas, o deltaplano, o estudo da asa e o anemômetro, está também a própria “máquina-voadora” – um helicóptero de 4m x 4,5m. Por outro lado, sua relação com a música – Da Vinci era conhecido por sua habilidade em tocar a lira e também por dirigir festivais e espetáculos em Milão – originou projetos e preciosidades como o piano portátil, o tambor e a flauta mecânicos.

      Detalhados e precisos desenhos de Da Vinci formam o conteúdo de “Estudos Anatômicos”(40), disciplina que desenvolveu ao dissecar mais de trinta corpos – não só para captar a beleza das proporções, como também o fluxo de energia que emanava da figura em movimento. “A Arte da Renascença” exibe reproduções de dez de suas mais famosas pinturas, como a “Mona Lisa” e “A Última Ceia”. “Desenhos da Batalha de Anghiari” traz 14 ilustrações retratando a vitoriosa ofensiva de Florença em 1440. “Códices” reúne cinco conjuntos de manuscritos e desenhos que registram diversas épocas da vida de Leonardo da Vinci e seus projetos, com notas, teorias e assuntos superpostos livremente entre as páginas. Em formato 3D, apresentações em telas de plasma sobre o estudo da proporcionalidade divina, em “O Homem Vitruviano” e, em 2D, o estudo em movimento para a criação da “Última Ceia” formam outro setor da exposição, que se completa com dois murais – uma linha do tempo chamada “A Vida e Realizações de Da Vinci” e outro com suas mais importantes citações – e um “Documentário” sobre sua trajetória. 
 
Site oficial:
www.exposicaoleonardodavinci.com.br.
Na OCA – Pq. do Ibirapuera, Portão 03 (Subsolo – Acesso p/ deficientes e Ar condicionado). Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº.
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. Classificação etária: Livre – menores de 12 anos acompanhados do responsável. Preço: R$ 30 – inteira / R$ 15 – meia-entrada (De 0 a 2 anos – grátis e de 3 a 6 anos – meia entrada).

Share.

About Author

Comments are closed.