DocTV Ibero-América estréia na TV

0

A partir do dia 7 de setembro, o DOCTV IBERO-AMÉRICA realizará a estréia semanal de um documentário inédito, que se estenderá até novembro nas emissoras de televisão dos países participantes da Rede DOCTV IB. No Brasil, a série será exibida pela TV Cultura toda sexta-feira, às 22h40.

O DOCTV IB tem como objetivos maiores o estímulo ao intercâmbio cultural e econômico entre os povos ibero-americanos, a implantação de políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da região, e a difusão da produção cultural dos povos ibero-americanos no mercado mundial.


Os documentários caminham em três direções, ora enfrentando os processos sociais contemporâneos, ora dialogando com a tradição, ora promovendo revisões históricas, quando não articulando duas dessas estratégias de abordagem em um mesmo documentário.


Peneiras que selecionam crianças para escolas de futebol de clubes profissionais; a deserção, julgamento militar e prisão de um soldado em serviço na Guerra do Iraque; a multidimensionalidade da folha da coca; e o imaginário de policiais afastados de sua corporação.


Ou o automóvel e sua transcendência para além de um bem de consumo durável; a resistência de um povoado de pescadores à conjugação de furacões e políticas de assentamento; o debate sobre desenvolvimento por ocasião do referendo popular para ampliação do Canal do Panamá; e a vida de crianças, mulheres e homens submetidos ao isolamento em lugares como a cordilheira nevada e a Floresta Amazônica.


E ainda, personalidades do passado que inspiram movimentos sociais e processos geopolíticos da atualidade; o diálogo entre a câmera do documentarista e a lente de um celebrado fotógrafo; a resistência de uma nação indígena a poderosos interesses econômicos e à guerrilha; e a vida de dois uruguaios de nome Hitler.


Documentário de estréia (07/09, às 22h40):

Inal Mama (Bolívia)

A saga da folha da coca é tecida a partir do que o documentário boliviano “Inal Mama” apresenta como as rotas para o sagrado e para o profano: a prisão de São Pedro e a comunidade guarani de Tentayapi. Esses dois eixos apresentam aspectos nodais da folha da coca em diferentes espaços culturais: enquanto droga, medicina, exploração, religião, injustiça e instrumento de poder.


Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Ano: 2007
Direção: Eduardo Lopez
Co-produção: Eduardo Lopez | Imagen Propia | Empresa Nacional de Televisión Boliviana – ENTB Canal 7 | Secretaría Ejecutiva de la Cinematografía Iberoamericana – SECI (Fondo DOCTV IB)

Coordenação Nacional DOCTV IB: Consejo Nacional de Cine – Conacine | Empresa Nacional de Televisión Boliviana – ENTB Canal 7 
 

Share.

About Author

Comments are closed.