Donos de shoppings em Las Vegas

0

O Brasil cresce a cada ano no cenário internacional do varejo. É o que garante o diretor executivo da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, Luiz Fernando Pinto Veiga, ao anunciar que um grupo de executivos de shoppings e varejistas brasileiros, pela primeira vez sob o comando da entidade, segue para Las Vegas, para participar da Spring Convention 2007, que acontecerá de 20 a 23 de maio. Este é o maior evento mundial do setor de shoppings, promovido pelo International Council of Shopping Centers (ICSC). “A delegação brasileira no evento é cada vez maior e, neste ano, haverá tradução para o português, exatamente em benefício dessa delegação”, comenta o executivo. Além da Spring Convention, o grupo coordenado pela Abrasce, em parceria com empresa de consultoria Gouvêa de Souza & MD, participará de reuniões extras e estenderá o programa em visitas técnicas a shoppings e varejistas de Los Angeles.

           
De acordo com a Abrasce, executivos que trabalham direta ou indiretamente ligados ao setor de shopping centers no Brasil vão à Spring Convention conhecer tendências, novos formatos e projetos, estratégias de marketing etc. Vão também buscar informações macroeconômicas, para avaliar as perspectivas futuras. Pesquisam, ainda, o interesse – tanto por parte de empreendedores como por parte de varejistas e fornecedores – em relação ao mercado brasileiro – avaliando a posição do Brasil no cenário internacional.  “Esse movimento é muito significativo e reflete a maturidade do atual cenário da indústria de shopping centers no Brasil. Nos últimos anos, vários grupos empreendedores do exterior fecharam acordo com empresas brasileiras, representando investimentos milionários em novos projetos no País”, ressalta Veiga.

 

Sobre a Spring Convention

É o maior evento do setor de shoppings no mundo. Organizada pelo International Council of Shopping Centers (ICSC), a Spring Convention está na sua 49a edição – e o ICSC festeja 50 anos. Na edição de 2006, a Spring Convention recebeu mais de 46 mil participantes e foi aberta com palestra do ex-presidente americano Bill Clinton.

Além das palestras, a Spring Convention abriga duas áreas de exposição – são elas:

1- a Trade Exposition, com estandes de mais de 300 empresas prestadoras de serviços para o setor de shopping centers nas áreas de finanças, comunicação, propaganda e marketing; arquitetura e engenharia; computação; análise de mercado; design, mobiliário e decoração; equipamentos e segurança; entre outros. Há, ainda, na Trade Exposition, uma área ocupada por agências de desenvolvimento dos Estados e municípios. É o Public Setor Show Case, onde os governos apresentam atrativos locais na disputa por novos empreendimentos.

2- o Leasing Mall, com 120 mil metros quadrados, onde são realizados pelo menos 25% dos contratos de locação de shoppings centers no mundo inteiro, segundo levantamentos do ICSC. No local se reúnem empresas investidoras, empreendedoras e grandes varejistas. O ICSC informa também que 60% do faturamento anual de algumas dessas empresas é de alguma forma resultante da participação no Leasing Mall.
 

Debates no evento

A Spring Convention vai debater o cenário econômico mundial, explicando os impactos da economia americana em cada um dos continentes e o interesse dos investidores norte-americanos por mercados emergentes. Serão discutidos novos formatos de shopping centers em êxito nos Estados Unidos, como os open-malls e os projetos de uso múltiplo – que congregam comércio, residências, escritórios, centros médicos e acadêmicos. A contribuição desses projetos para a urbanização o redesenho de cidades e os impactos ambientais também serão temas. E, ainda, as novas tecnologias, os novos canais de comunicação e comércio serão avaliados em contexto mundial.

 

Os brasileiros que acompanharem o 1º Programa Internacional Abrasce/GS&MD sairão do Brasil no dia 18 de maio, rumo a Las Vegas. Terão uma palestra exclusiva sobre o panorama econômico nos Estados Unidos e o crescimento do varejo. Participarão da Spring Convention, no período de 20 a 23 de maio, com wrap-us ao final de cada dia de evento. Depois, aproveitarão mais dois dias em Los Angeles, em visitas técnicas a shoppings e varejistas. Retornarão ao Brasil em 26 de maio.

 

 

Share.

About Author

Comments are closed.