DS ABRE AS PORTAS PARA UM GÊNIO DA ALTA COSTURA

0

Desde sua inauguração, o DS WORLD PARIS nunca parou de dar vida à arte, recebendo artistas e jovens talentos franceses neste exclusivo espaço-conceito da marca DS, próximo à Avenue des Champs-Élysées. Desta vez, de 11 de junho a 10 de setembro de 2015, o DS WORLD PARIS abrirá suas portas para uma das figuras mais emblemáticas da alta costura francesa: Yves Saint Laurent. Sob o olhar do fotógrafo Pierre Bulat e de sua filha, Alexandra, a vida e as criações do famoso estilista passam a ser reveladas durante a exposição – de sua estreia na Maison Dior a seu desfile de despedida no Centro Pompidou (França) -, atestando a história mágica deste artista e fundador de uma das maiores casas francesas de moda.

Yves Saint Laurent - 1961/1962 - Préparation de la première collection sous son nom - essayage  PB  020162 /15-33

Yves Saint Laurent – 1961/1962 –
Préparation de la première collection sous son nom – essayage
PB 020162 /15-33

Depois de prestigiar o mundo da joalheria de luxo com a casa SWAROVSKI, o DS WORLD PARIS apresenta uma exposição fotográfica voltada para um dos mais famosos estilistas do mundo, Yves Saint Laurent, que irradiou a alta costura francesa em todo o mundo com suas criações audaciosas e de vanguarda, e cujas coleções entraram para sempre na história e no patrimônio artístico do século XX.

YVES SAINT LAURENT E O KNOW-HOW À FRANCESA

“O DS WORLD PARIS tem a honra de apresentar uma exposição organizada pela prestigiada Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, cuja história encarna para sempre a elegância e o chique parisiense. Durante todo o verão, o DS WORLD PARIS prestará homenagem ao espírito de vanguarda e ao gênio criativo do Sr. Saint-Laurent” afirma Julien Faux, diretor do DS WORLD PARIS.

O caban, o smoking, o trench coat ou ainda o jumpsuit – todas essas peças emblemáticas compõem parte da obra de Yves Saint Laurent, o estilista que soube revolucionar a moda do século XX, criando seu mais bonito projeto: o dressing da mulher de hoje.

A exposição apresentada no DS WORLD PARIS resume um pouco dos quase 40 anos de alta costura e de know-how à francesa, do início de sua carreira na Dior até sua instalação na rue Spontini, passando, em seguida, para a Avenue Marceau – para onde a casa Saint Laurent se mudou em 1974. Esta série de 36 fotografias também abre as portas de seu universo particular, nos permitindo adentrar as oficinas e bastidores das coleções e presenciar a efervescência dos grandes desfiles (e que fizeram o sucesso e a reputação da casa Saint Laurent no mundo inteiro). Retratando a preparação dos desfiles, o ajuste de uma peça de vestuário ou ainda as sessões de trabalho longe dos olhares, a exposição lança um olhar furtivo e discreto sobre a vida do mais intrigante e misterioso dos estilistas franceses.

DS WORLD PARIS E YVES SAINT LAURENT: O DNA DA ELEGÂNCIA
No coração do “triângulo dourado” de Paris, no 8º distrito da capital, o DS WORLD PARIS comemora também os 60 anos do gênio criativo francês, contando a história de seu icônico modelo. Um verdadeiro espaço vivencial onde as mostras artísticas se sucedem desde 2013 como testemunhas da arte de viver da marca.

As casas DS e YSL compartilham valores de excelência e de vanguarda, representando o verdadeiro espírito parisiense do luxo, da modernidade e da elegância. Este know-how à francesa pode ser claramente percebido na marca DS na concepção de seus modelos, como, por exemplo, nos detalhes em couro dos interiores. As duas casas, já unidas na tela no filme publicitário do lançamento do DS 3 Cabriolet, compartilham esse forte gosto pela modernidade e pelo inconformismo. Elas já se associaram na época da retrospectiva apresentada no Petit Palais, em 2010, expondo mais de 300 modelos do estilista.

O OLHAR DOS TALENTOSOS FOTÓGRAFOS PIERRE E ALEXANDRA BOULAT
Pierre Boulat, fotógrafo da revista americana Life, foi cúmplice e testemunha privilegiada do trabalho de Yves Saint Laurent na época do desenvolvimento de suas coleções, mas também na intimidade de seus apartamentos parisienses, revelando Yves Saint Laurent nos bastidores. Pierre Bergé, que é particularmente apaixonado por esta série de fotografias, disse: “O encontro com Pierre Boulat foi formidável. Ele nos acompanhou praticamente dia e noite. Percebemos que estávamos constituindo, juntos, uma memória”.

Alexandra Boulat, fotógrafa, jornalista independente e filha de Pierre Boulat, segue os passos de seu pai. Ela assistiu a preparação do último desfile do criador em 22 de janeiro de 2002, no estúdio da 5 avenue Marceau, dando um testemunho comovente dos últimos dias da casa Yves Saint Laurent.

Share.

About Author

Comments are closed.