EFERVESCÊNCIA CULTURAL NA AUGUSTA

0

Famílias bem-nascidas habitaram casarões chiques da Rua Augusta no século passado. Playboys desfilaram carrões e congestionaram a via nos idos dos anos 70 e 80, quando bares bacanas, hotéis de primeira linha, restaurantes e cinemas – além do circuito de compras da rua Oscar Freire –, estimulavam a frequência e o consumo. A Augusta, que já passou por altos e baixos, enfrentando até um período de degradação na parte que leva ao Centro, renasceu. Para contar algo dessa história bem paulistana o programa Arquiteturas colocou foco na “velha” Augusta, e o resultado está no episódio vai ao ar no dia 02 de janeiro de 2016, pelo SescTV, às 21h.
São 26 minutos de programa. No episódio sobre a Rua Augusta, Paulo Markun conversa com frequentadores e lojistas, com o empresário José Tibiriçá. Este fala sobre mudanças no bairro e na rua, e observa uma nova realidade local, que expõe endereços comerciais nos Jardins com valores de aluguel mais baixos que o usual. Outro entrevistado é Edgard Scandurra, da banda Ira, para quem a região é para se frequentar sozinho. “A Augusta é o coração metropolitano da cidade de São Paulo”, avalia.
Nascimento do projeto
Criada em 2013 pela Revanche Produções e Miração Filmes e realizada pelo SescTV, a série Arquiteturas propõe uma abordagem aprofundada do tema, mostrando que a arquitetura pode ser tão importante para explicar o homem, seu entorno e sua época, quanto a arte, a cultura e a história. A série apresenta espaços públicos cujo uso e ocupação foram alterados pelos frequentadores e moradores da região.
No dia seguinte à exibição de cada episódio pelo SescTV, o público tem o conteúdo disponível no site arquiteturas.sesctv.org.br – onde também estão fotos de bastidores, informações sobre novos episódios e vídeos inéditos relacionados à temporada. A direção do programa é do jornalista Paulo Markun e do cineasta Sergio Roizenblit.
Sobre o SescTV
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil.
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclo temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Share.

About Author

Comments are closed.