Feliz dia da mulher

0

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. O significado da data tem a ver com as relações de trabalho. Foi neste dia, há 150 anos, em 1857, que operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entraram em greve ocupando as instalações para para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica e os patrões, para que servissem de exemplo, atearam fogo e 129 delas morreram queimadas. .

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Womens Trade Union League. A associação que nasceu com o objetivo de ajduar as mulheres a exigerem melhores condições de trabalho e salário digno, não deixou que a história do 8 de março de 1857 caísse no esquecimento. Ao contrário, fez daquele movimento, reprimido com brutal violência e intolerância, fosse um marco nas relações trabalhistas. 

E, assim, conseguiram mobilizar muitas outras mulheres. Tanto que, em 1908, mais de 14 mil  marcharam nas ruas de Nova York,: reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”, data que a ONU assumiu a partir de 1935.

 A todas as leitoras dessa revista digital, o nosso carinho. E que não faltem pão e rosas.

Share.

About Author

Comments are closed.