Para engajar as pessoas na luta contra o racismo e na valorização da diversidade, a Fields 360 criou um anúncio que transforma em slogan o insulto Isso é coisa de preto, mas por um bom motivo: lembrar-nos que o negro não é uma figura vitimizada, tampouco inferior.
Trata-se, sim, de sujeito ativo na construção de nossa sociedade e que assina embaixo de invenções sem as quais o mundo de hoje seria impensável: geladeira, semáforo, guitarra, telefone celular, videogame, fibra ótica… para sumarizar a interminável lista, basta dizer que todas essas “coisas de preto” tiveram um impacto revolucionário sobre o jeito de pensar e agir de toda uma civilização.
No anúncio, o chavão Isso É Coisa de Preto sublinha a imagem de uma máquina de escrever, criado pelos inventores Burridge & Marshman, dois negros. A peça ocupa uma página do Correio Braziliense que circula em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e imprime a hashtag #coisadepreto para convidar o leitor a se envolver com a causa.