Para a edição deste ano do Festival de Criatividade de Cannes, o projeto FilmBrazil, parceria da APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), lança campanha para divulgar o setor de produção publicitária do País durante o principal evento do mercado publicitário. Intitulada “Fake Facts”, a campanha destaca os principais falsos clichês brasileiros conhecidos ao redor do mundo.
Criada pela F/NAZCA, a campanha contempla peças em mídia impressa e mostra de maneira descontraída alguns dos estereótipos mais marcantes do Brasil, convidando o mundo a conhecer melhor o nosso país e todo seu potencial criativo. “Basicamente, queremos que criatividade e produção de qualidade virem clichês brasileiros tão poderosos quantos os tucanos e as caipirinhas”, diz Pedro Prado, Diretor de Criação da F/Nazca S&S.
Para a gerente executiva do FilmBrazil, Marianna Souza, a irreverência é um dos fortes atributos dos brasileiros e o grande trunfo da campanha. “Como celebração desses dez anos de Cannes, a proposta foi de voltar às origens do Projeto Filmbrazil. Foi um longo processo de criação colaborativo entre nós, a Apex-Brasil e a F/Nazca, que resultou nessa campanha – que conseguiu resgatar com originalidade e um tom divertido as nossas raízes, instigando profissionais dos quatro cantos do mundo a conhecerem outro lado do País”, comenta.