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FORD DE VOLTA A LE MANS - Revista Publicittà FORD DE VOLTA A LE MANS - Revista Publicittà

FORD DE VOLTA A LE MANS

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A Ford anunciou que voltará a competir nas 24 Horas de Le Mans, uma das corridas de automóveis de maior prestígio do mundo, com o novo Ford GT de competição, baseado no supercarro de ultra-alta performance que chega ao mercado no próximo ano. Apresentado hoje no famoso circuito francês, o Ford GT vai competir na categoria GT Endurance Le Mans, para equipes e pilotos profissionais (LM GTE Pro).

 
O novo carro de corrida – uma vitrine de inovação da Ford – baseia-se no Ford GT revelado em janeiro. Tanto o modelo de produção como a versão de corrida serão lançados em 2016 para comemorar o 50º aniversário da histórica vitória do Ford GT nas 24 Horas de Le Mans em 1966, quando conquistou os três primeiros lugares. O carro voltou a vencer em Le Mans em 1967, 1968 e 1969.

“Quando o GT40 competiu em Le Mans nos anos 60, Henry Ford II buscava provar que a Ford podia bater os fabricantes mais lendários nas corridas de resistência”, diz Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. “Ainda temos um grande orgulho de ter vencido essa famosa corrida quatro vezes seguidas e o mesmo espírito que levou à inovação do primeiro Ford GT continua a nos mover hoje.”

O novo Ford GT de competição vai participar de todas as corridas de 2016 do Campeonato World Endurance da FIA e do TUDOR United SportsCar Championship, com estreia em janeiro de 2016 nas 24 Horas de Daytona Rolex, na Flórida. As duas equipes da Ford serão administradas pela Chip Ganassi Racing com Felix Sabates (CGRFS). Elas vão competir com um total de quatro carros em Le Mans, com pilotos que serão anunciados mais tarde.

O Ford GT é o produto mais avançado da Ford Performance, nova divisão dedicada ao desenvolvimento da inovação e performance. Com plano de lançar mais de 12 novos veículos de alto desempenho até 2020, a Ford Performance vai aproveitar a experiência nas corridas para desenvolver tecnologias que poderão ser aplicadas em toda a linha de veículos da Ford.

O segmento de alto desempenho é um negócio em crescimento para a Ford, que reconhece o desejo dos clientes por veículos com excelente economia de combustível, tecnologia de ponta e grande experiência de direção. A linha da Ford Performance inclui os modelos Ford GT, Focus RS, F-150 Raptor, Shelby GT350 e Shelby GT350R, Focus ST e Fiesta ST.

“A Ford continua focada em três prioridades globais – acelerar o nosso plano One Ford, oferecer produtos de excelência com paixão e buscar a inovação em todos os aspectos do nosso negócio”, diz Mark Fields, presidente mundial da Ford. “Todas elas se uniram na criação do novo Ford GT. Também sabemos, através da nossa rica história no automobilismo, que as competições de classe mundial são um grande laboratório para a inovação dos produtos.”

O Ford GT de competição traz uma série de inovações que, segundo a Ford, não só vão torná-lo competitivo na LM GTE Pro, mas beneficiar todos os veículos da marca. Entre elas estão o estado da arte da aerodinâmica para reduzir o arrasto e aumentar a força descendente para aumentar a estabilidade, compósitos leves e avançados como fibra de carbono para produzir um chassi excepcionalmente rígido e leve, e a potência e eficiência da tecnologia EcoBoost.

“Desde o início do desenvolvimento do Ford GT, quisemos garantir um carro que tivesse tudo o que é preciso para a Ford voltar ao mundo das corridas da categoria”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Os avanços em aerodinâmica, baixo peso e potência fazem do Ford GT um carro de corrida admirável, que pode voltar a competir no cenário global.”

Os parceiros da Ford nesse projeto são a Multimatic Motorsports, Roush Yates Engines, Castrol, Michelin, Forza Motorsport, Sparco, Brembo e CGRFS. O carro de corrida tem passado por um extenso programa de testes na Ford e Multimatic, com apoio da CGRFS no desenvolvimento. A Roush Yates apoia o desenvolvimento do EcoBoost V6 3.5 – o motor EcoBoost de série mais potente já produzido.
O motor EcoBoost V6 3.5 estreou no campeonato TUDOR United SportsCar em 2014. Desde então, a Ford conquistou junto com a CGRFS importantes vitórias nas 12 Horas de Sebring e 24 Horas de Daytona Rolex. As equipes da escuderia Ganassi tiveram também grandes vitórias na Daytona 500, Brickyard 400 e 500 Milhas de Indianápolis.

“Vencemos várias provas e campeonatos, mas nunca corremos em Le Mans”, diz o dono da equipe Chip Ganassi. “Quando surgiu a oportunidade de competir com o novo Ford GT no maior palco de carros esportivos do mundo, e no 50º aniversário de uma das vitórias mais célebres da história do esporte, como qualquer equipe de corrida poderia não querer participar? Será um desafio? Certamente, mas não poderíamos ter um parceiro melhor que a Ford.”

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