Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
Alex Periscinoto, a lenda que veio de Mococa - Revista Publicittà Alex Periscinoto, a lenda que veio de Mococa - Revista Publicittà

Alex Periscinoto, a lenda que veio de Mococa

0

 

Alex Periscinoto, o publicitário que nasceu em Mococa, no interior do Estado de São Paulo, em  1930, se tornou uma lenda do mercado. Hoje, ao lado de Luiz Marcelo Sales, Sergio Guerreiro e Walter Fontoura, atua na Sales, Periscinoto, Guerreiro & Associados (SPG&A), empresa de consultoria de comunicação e marketing que tem auxiliado executivos a encontrar agências de publicidade adequadas às suas necessidades e aconselhamento em processos de concorrência. Uma modalidade nova de atuação, comum em mercados maduros como os Estados Unidos, que vem fazendo sucesso no Brasil.

Alex Periscinoto que foi fundador da Almap, a agência mais premiada da publicidade brasileira nos últimos anos, iniciou a carreira como designer depois de passar em um concurso para a criação de um design de um ferro elétrico para a Sears, na década de 50.

Ao vencer esse concurso, ele foi convidado a atuar na Standard Ogilvy & Mather, abrindo os olhos para a publicidade. De lá, foi para o Mappin, outra legenda do varejo brasileiro. A primeira loja ao lado da Mesbla a introduzir no País o conceito de loja de departamentos, onde se encontra de tudo. Como funcionário do Mappin (hoje o local da loja que fez sucesso na Praça Ramos de Azevedo, bem em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, é ocupado pela mega-store das Casas Bahia), Periscinoto viajou aos Estados Unidos. Mais que ver de perto a dinâmica de redes de departamentos que se tornaram legendárias do varejo como a Macy s, ele procurou entender a criação publicitária dessas redes. Trouxe na bagagem o  conceito de dupla de criação, unindo o ilustrador ao redator, dando o cargo de diretor de arte, até então inexistente no Brasil, onde o processo de criação cabia ao redator, apenas.

Na década de 60, associou-se a Alcântara Machado na fundação da Almap. Em 1988, a Almap se associaria a rede de agências BBDO, uma das maiores agências do mundo, e os antigos donos deixaram seus postos. Desde então, Alex tem se dedicado a consultoria e palestras. É um dos nomes de maior peso nos quadros da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e virou troféu do prêmio Colunistas, numa justa homenagem que o empresário de comunicação Armando Ferrentini, que conhece tudo de propaganda e é um livro aberto, prestou a Periscinoto. Mas que um troféu, ele está na ativa, e bom papo, adora contar casos e causos de publicitários e publicidade. Periscinoto coleciona inúmeros casos, como as campanhas que fizeram do Mappin o ponto chique da cidade de São Paulo, com seu chá e desfile de moda, bem antes da São Paulo Fashion Week, nos anos 50. Nessas ocasiões, as madames faziam filas e a senha de entrada pareciam ser o casacos de pele comprados na rua ao lado da loja das mãos do falante Girz Aronson.Em peles de arminho, as que não conseguiam lugar destacado, viraravam feras e temiam não sair mais na coluna do Tavares de Miranda, o pai da sempre educada e excelente profissional de imprensa que é a Ana Tavares.

Share.

About Author

Comments are closed.