UNESCO LANÇA MOVIMENTO MIL CLICKS NO BRASIL

0

A cidade de São Paulo se tornará o centro mundial de discussões sobre uma área do conhecimento ainda não muito difundida no Brasil, embora muito atual. Trata-se da Alfabetização Midiática e Informacional, tema de vários eventos que acontecem de hoje, 2, ao dia 05, durante a Sexta Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional-AMI (MIL Week, em inglês, um dos idiomas do evento) que será realizada na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, capital. A Unesco apresentará também o movimento Mil Clicks.

Para conhecer a programação e participar presencial ou virtualmente das discussões conheça o site da Semana AMI na página da UNESCO no Brasil ou o site oficial da MIL Week no site da sede da UNESCO. Além disso, a UNESCO e a Universidade de São Paulo-USP oferecem contas nas redes sociais, em especial no Facebook e Twitter, onde estão sendo disponibilizadas informações, veja em @unesco e @milclicks em inglês, e em @unescobrasil e @globalmilbrasil em português.

O  professor e economista Gilson Schwartz será o responsável por promover os Mil Clicks na USP, uma sigla para Media and Information Literacy, da UNESCO. E que é  o Mil Clicks? Trata-se de um novo conceito de moeda criativa para gerar uma economia de curtidas, compartilhamentos e social media entre os participantes como mostra o vídeo. Schwartz, além de professor da USP, é representante do Games For Change no Brasil, ONG norte-americana que milita por jogos de impacto social como é o caso do Mil Clicks.

Nos últimos anos, a informação e a comunicação estão se tornando globais. Isso é impulsionado pela internet, que está evoluindo como o principal agente de conexão entre as pessoas e as instituições. A internet abre a oportunidade para as mais diversas fontes de informação em todo o mundo. A diversidade de fontes de informação traz benefícios, riscos e desafios que vão além de indivíduos, são para as comunidades, as nações e o mundo todo. O que é preocupante é que o acesso à informação como combustível para o desenvolvimento ainda não está disponível a todos. Além disso, as capacidades críticas dos cidadãos em usar a comunicação e informação voltada ao desenvolvimento sustentável para a promoção do diálogo intercultural e para criar um mundo mais inclusivo está longe de ser global.

A Semana AMI de 2016 tem como tema Alfabetização Midiática e Informacional: novos Paradigmas para o Diálogo Intercultural. Seu evento principal é a 6a Sexta Conferência de Alfabetização Midiática e Informacional e Diálogo Intercultural (MILID, na sigla em inglês), que engloba a Primeira Assembleia Geral da Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática Informacional (GAPMIL, na sigla em inglês). A 6ª. Conferência acontecerá na USP, em São Paulo, Brasil, e está sendo organizada conjuntamente pela UNESCO, Rede de Universidades Diálogo Internacional, Mídia e Informação, GAPMIL em cooperação com a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês).

Entre as questões que devem ser respondidas nessas reuniões estão: as alianças entre todas as partes interessadas em AMI podem melhorar e ampliar o desenvolvimento da cidadania global, dos direitos humanos e da educação? Como a AMI pode ser usada para enfrentar questões como a pobreza, opondo-se ao discurso de ódio e evitando o extremismo violento nas sociedades? Qual é o papel das políticas públicas neste contexto?

O Fórum Agenda Jovem dará início à Semana Global AMI, no dia 02/11, na Escola Britânica de Artes Criativas-EBAC. Jovens de todo o mundo estarão reunidos para discutir e participar de atividades que têm por objetivo inspirá-los a se engajarem no desenvolvimento sustentável por meio do uso crítico das tecnologias da informação e plataformas de mídia. O Fórum Agenda Jovem consistirá de duas sessões temáticas onde jovens falarão com jovens sobre esses assuntos. Workshops práticos também fazem parte da programação, visando a desenvolver nos participantes as habilidades práticas necessárias para se ter um papel mais crítico na produção, distribuição, avaliação de conteúdos de mídias e no uso da informação. Os produtos desses workshops serão apresentados no encerramento da Semana AMI.

A iniciativa UNESCO MIL Clicks é um movimento das mídias sociais criado para possibilitar e estimular formas inovadoras, criativas e não formais de aprendizagem sobre AMI e também sobre o diálogo intercultural. Os jovens constituem o público alvo do MIL CLICKS. Aprenda mais e junte-se ao movimento aqui. A iniciativa foi iniciada pela UNESCO em cooperação com a Comissão Europeia, o Governo da Arábia Saudita, USP, Centro Sérvio de Educação em Mídia e muitos outros parceiros.

Várias outras atividades, entre mesas-redondas, workshops e apresentações culturais acontecerão simultaneamente no campus da USP em seus arredores.

 

Links relacionados:

Site oficial da MIL Week  (em inglês)

UNESCO no Brasil – MIL Week  (em português)

Site MIL CLICKS (em português)

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.