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FUJI BIKES "SALVA" MONTANHA NA ÍNDIA - Revista Publicittà FUJI BIKES "SALVA" MONTANHA NA ÍNDIA - Revista Publicittà

FUJI BIKES “SALVA” MONTANHA NA ÍNDIA

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Fundada no Japão em 1889, Fuji Bikes foi conquistando sócios por onde passou devido à sua performance e por meio da venda da marca para outros países, que de distribuidores, acabariam por se tornarem sócios do empreendimento como a Advanced Sports Internacional de Philadelphia, Pensilvânia, Estados Unidos, que assumiu seu controle e elevou a marca japonesa à classe mundial. Mas Fuji Bikes, que nasceu dentro da Nichibei Fuji Cycle Company, Ltd. continua a honrar o seu logotipo, o Monte Fuji, símbolo de força e perseverança para os japoneses. Por isso, Fuji Bikes se relaciona tão bem com as montanhas, sagradas para os japoneses como o Fuji e também para outros povos, como os indianos. Então, uma ação criada pela FCB Ulka Mumbai para a marca é ainda mais tocante, o projeto “The Save Mountain” é tocante e revelador do que agências de publicidade podem fazer, criar, para tornar, de fato, o mundo melhor.

 

POR YUME IKEDA, DE TOKYO

O progresso acelerado de países como a Índia tem impactado, por força de mineração, a paisagem local e, antes, montanhas sagradas, referência para algumas comunidades começam a desaparecer, exatamente como ocorreu na mineira Itabira do poeta Carlos Drummond de Andrade com o Cauê que a então Companhia Vale do Rio Doce transformou em minério. “Itabira é só um retrato na parede, mas como dói”. Para proteger uma das montanhas da Índia, também ameaçada pelo progresso é que a ação criada pela FCB Ulka Mumbai entrou em campo. Convidou ciclistas locais e os moradores de um vilarejo para construírem um templo indiano no topo da montanha. Quando esses acidentes geográficos saem de cena, as comunidades, sobretudo as de vilarejos, não só perdem seu referencial como a sua fé e, como os indianos são religiosos, montanhas onde existem templos são preservadas.

O templo construído  resultou mais do que na retomada da fé na vida e no compartilhamento de uma experiência coletiva, uma liga entre a marca e a comunidade. Resultado: um belo filme, um case como muitos que, agora, são endereçados ao principal festival da publicidade mundial, o Cannes Lions para o qual o Palais des Festivals dessa cidade da francesa Côte D’Azur abre as portas nas próximas semanas, precisamente no dia 21 de junho, quando começa oficialmente o festival.

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